debate

ELEIÇÕES 2022: Lula e Bolsonaro podem não participar de histórica sabatina do Jornal Nacional

Candidatos ainda não demonstraram interesse em conceder a entrevista exclusiva para o telejornal

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 14/06/2022 às 10:35
Notícia
Reprodução/RICARDO STUCKERT - Reprodução/EVARISTO SA/AFP
Candidatos à Presidência Lula (PT) e Bolsonaro (PL) - FOTO: Reprodução/RICARDO STUCKERT - Reprodução/EVARISTO SA/AFP

As entrevistas ao vivo com os candidatos à Presidência da República são um dos mais tradicionais eventos do Jornal Nacional durante o período de eleições. 

Realizadas desde 2002, é a primeira vez que o quadro pode acontecer sem a presença dos dois principais candidatos na corrida eleitoral. 

De acordo com apuração do portal Notícias da TV, existe uma grande preocupação que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), recusem o convite da emissora.

De acordo com o portal, as sabatinas estão previstas para começar em 22 de agosto. Os representantes de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) já se colocaram à disposição para ir até o estúdio do telejornal.

Ainda que convites oficiais não tenham sido feitos, conversas iniciais indicam que Lula está focado em realizar uma campanha ao lado dos eleitores, de corpo a corpo, nas cidades, com objetivo de converter os 45% de intenções de voto. Já Bolsonaro, não concede entrevistas exclusivas para a Globo.

O atual presidente deve manter a política enquanto os debates oficiais não começam, o primeiro deles deve acontecer no dia 29 de setembro. Bolsonaro já afirmou que pretende participar dos debates se Lula também for.

.

Já o ex-presidente afirmou que deve aceitar o convite para estar em dois ou três, incluindo o da Globo.

No entanto, ambos os presidenciáveis já recusaram convites para sabatinas com Renata Lo Prete no podcast O Assunto, que começaram nesta segunda-feira (13). O medo da Globo e da produção do Jornal Nacional é que a recusa se estenda para convites futuros.

Em nota para o Notícias da TV, a emissora esclareceu que nenhum convite para as sabatinas do Jornal Nacional foi feito ainda. "As entrevistas na bancada do JN estão marcadas para a semana de 22 de agosto. Em breve, os partidos serão chamados para conhecer as regras e para o sorteio dos dias".

Comentários