Igreja Católica

Dom Cláudio Hummes, cardeal de São Paulo, morre aos 87 anos; Religioso teve vida marcada pela atenção aos trabalhadores e mais pobres

Na ditadura militar, dom Cláudio Hummes abriu as portas de catedral para acolher operários em greve; Cardeal inspirou escolha do nome do Papa Francisco

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 05/07/2022 às 7:42 | Atualizado em 05/07/2022 às 8:03
Notícia
Reprodução
Dom Cláudio Hummes - FOTO: Reprodução

Morreu aos 87 anos o cardeal de São Paulo dom Cláudio Hummes. O corpo será sepultado na cripta da catedral da Sé, tamanha a importância do religioso para a comunidade católica do país

A morte foi confirmada pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Cláudio Hummes tratava um câncer, de acordo com a igreja. 

Uma vida dedicada aos menos favorecidos e ao fortalecimento da Fé

Dom Cláudio Hummes nasceu no Rio Grande do Sul e foi ordenado frei franciscano aos 17 anos. Aos 24 anos, ordenou-se padre. 

Estudou filosofia e aprendeu cinco idiomas. Em 1975, se tornou bispo de Santo André, no ABC paulista. Também passou pelas arquidioceses de Fortaleza, Ceará, e de São Paulo. 

No período em que esteve à frente da catedral de Santo André, Cláudio Hummes se destacou pela defesa aos trabalhadores metalúrgicos que fizeram greves na região. 

O bispo abriu as portas da catedral e autorizou que os trabalhadores realizassem assembleias dentro do local. Foi nesta época em que conheceu o ex-presidente e atual candidato à presidência, Lula. Os dois ficaram amigos para sempre. 

Lula, inclusive, prestou condolências pela morte de Cláudio Hummes. “Manifesto meu pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes. Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas”, escreveu Lula no Twitter. 

.

Conclave do Papa Francisco

Dom Cláudio Hummes também participou do conclave que elegeu o Papa Francisco em 2013. No evento que durou vários dias, Hummes esteve sentado ao lado do argentino. 

Em entrevista, Mário Bergoglio disse que a escolha do nome "Francisco" foi inspirada por um conselho de Cláudio Hummes.

"Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito. E ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres. Pensei em Francisco de Assis”, disse o papa à época. 

Velório e sepultamento de Cláudio Hummes

O velório do cardeal acontece na Catedral da Sé, em São Paulo. O sepultamento acontecerá no mesmo local, após uma missa de corpo presente realizada às 10h desta quarta-feira (6). 

Comentários