
Após a pandemia da Covid-19, a Varíola dos Macacos começou a assombrar o mundo de uma forma bastante preocupante. E, de acordo com pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim, na Alemanha, o surto da doença pode aumentar.
Segundo o estudo, o vírus da Varíola dos Macacos passou por mutações que o tornaram mais contagioso. 47 homens, com idades entre 23 e 58 anos e que obtiveram genomas da doença, foram usados como 'objetos' de pesquisa.
O que diz o estudo?
Ainda segundo o estudo, que está em fase preliminar, os genomas de Orthopoxvirus desta natureza são conhecidos por sua capacidade de se adaptar.
.
Além disso, alterações relevantes no material genético de um dos pacientes, com genes duplicados e outros deletados foram encontradas.
Os pesquisadores afirmaram que “a plasticidade do genoma (capacidade de mudança genética) é especialmente pronunciada em duas regiões de repetição terminal invertida (ITR) nos terminais do genoma”.
SURTO DE VARÍOLA DE MACACOS
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), já foram relatados mais de 16 mil casos de varíola dos macacos espalhados por 75 países.
Comentários