Saúde

Câncer de intestino: conheça os sinais da doença que afeta a cantora Simony

Saiba quais os principais sintomas de câncer no intestino, como prevenir e como é o diagnóstico da doença que afeta a cantora Simony

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 04/08/2022 às 20:04 | Atualizado em 04/08/2022 às 20:07
Notícia
Reprodução/Instagram
Cantora Simony, que fez parte da Turma do Balão Mágico, revelou o diagnóstico de câncer de intestino na última quarta-feira (3) - FOTO: Reprodução/Instagram

A cantora Simony compartilhou, através das suas redes sociais, nesta quarta-feira (3), o seu recente diagnóstico de câncer no intestino.

A artista, que fez parte da Turma do Balão Mágico, descobriu o quadro após realizar uma colonoscopia para examinar uma íngua na virilha. O resultado, contudo, apontou um tumor epidermoide na parte final do intestino.

.

Os tumores na região intestinal acometem cerca de 40 mil brasileiros por ano, segundo dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mas quais são os primeiros sinais deste tipo de tumor? Quais os sintomas de câncer no intestino grosso?

Quais os sintomas de câncer de intestino?

Reprodução
Câncer de colo de útero é um dos tipos da doença que mais matam no Brasil - Reprodução

De acordo com o INCA, os principais sinais associados a um possível câncer de intestino são:

  • sangue nas fezes;
  • alterações no hábito intestinal, como alternância entre diarreia e prisão de ventre;
  • fraqueza e anemia;
  • dor ou desconforto na região do abdômen;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • mudança na forma das fezes (muito finais e compridas por exemplo); e
  • massa no abdômen.

Vale ressaltar que alguns destes sintomas podem indicar condições como hemorroidas, úlcera gástrica, doenças causadas por vermes entre outros. Caso apresente algum destes sinais, procure atendimento médico para investigar e ter um diagnóstico mais preciso.

Quem tem mais risco de desenvolver câncer de intestino?

Sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de tumores no intestino, o instituto lista condições como:

  • idade igual ou acima de 50 anos;
  • excesso de peso corporal; e
  • alimentação não saudável (pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que possuam fibras).

É importante destacar também que o consumo de carnes processadas como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon etc., também podem aumentar o risco para este tipo de câncer, bem como o consumo excessivo de carne vermelha.

Como prevenir o câncer de intestino?

Manter um padrão de alimentação rico em fibras e balanceado, composto principalmente por alimentos in natura e pouco processados é uma das principais formas de prevenir tumores no intestino.

Alguns dos alimentos ricos em fibra são frutas, verduras, legumes, cereais integrais e outras leguminosas. Também é importante evitar o consumo de carnes processadas e limitar a ingestão de carnes vermelhas a, no máximo, 500 gramas de carne cozida por semana.

Além disso, manter o peso corporal adequado, realizar atividades físicas e evitar o tabagismo são outras formas importantes de prevenir o câncer de intestino.

Como é o diagnóstico para o câncer de intestino?

A detecção precoce do tumor no intestino é a principal estratégia para possibilitar uma chance maior de tratamento bem sucedido.

Para isso, exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos são fundamentais na descoberta de tumores em fase inicial em pessoas com sintomas sugestivos do câncer de intestino.

No caso da cantora Simony, por exemplo, a descoberta se deu após uma colonoscopia para investigar um aumento de gânglios linfáticos na virilha.

Vale ressaltar que o câncer de intestino é tratável e, em muitos dos casos, curável. Por essa razão, é importante realizar exames de rotina para descobrir possíveis tumores o mais precocemente.

Comentários