CLIMA

CICLONE EXTRATROPICAL: chuvas e fortes e ventanias vão atingir sul e sudoeste do país

Fenômeno deve atingir parte de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 11/08/2022 às 9:10 | Atualizado em 11/08/2022 às 9:13
Notícia
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Ciclone vai atingir regiões no sul e sudeste do Brasil - FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Os efeitos da passagem do ciclone extratropical já começam a ser sentidos em algumas regiões no sul e sudoeste do Brasil.

O fenômeno meteorológico começou a ser formado ainda na noite de terça-feira (9) e resultou na chegada de uma massa de ar frio para as regiões. 

A previsão é que os efeitos do ciclone sejam sentidos nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Nesses locais, são esperadas fortes chuvas e ventanias. Os efeitos mais fortes devem ser sentidos até esta quinta-feira (11). De acordo com meteorologistas, rajadas de vento podem passar de 100 km/h no estado de Santa Catarina.

.

Não é a primeira vez que um ciclone provoca mudanças no clima do país. Os fenômenos costumam se formar no extremo sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e os países vizinhos, como Argentina e Uruguai. 

Comparados com os ciclones tropicais, os extratropicais são mais fracos e costumam durar menos. No entanto, a área de formação do ciclone atual está próxima da costa atlântica, por isso seus efeitos podem ser percebidos pela população.

CICLONE: Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) dá dicas de como se proteger de ventos fortes:

Comentários