COMO SOLICITAR O AUXÍLIO DESEMPREGO? Saiba tudo sobre o benefício para quem foi demitido

Confira todas as informações sobre o seguro desempregado
João Pedro Costa
Publicado em 21/09/2022 às 10:33
O benefício atende quem foi demitido sem justa causa Foto: MARCOS SANTOS/DIVULGAÇÃO


Também chamado de "seguro-desemprego", o auxílio desemprego é destinado para trabalhadores demitidos sem justa causa, com a finalidade de custear seus gastos enquanto sai a procura emprego. 

O benefício tem o valor mínimo de R$ 1.212 (1 salário mínimo) e pode ser requerido logo após a demissão. 

QUEM PODE SOLICITAR O AUXÍLIO DESEMPREGO?

Para receber o seguro desemprego, o trabalhador deve se enquadrar nos seguintes critérios: 

  • Atuar em regime CLT, ou seja de maneira formal, e ser dispensado sem justa causa;
  • Ter o contrato suspenso decorrente de participação em programa de qualificação profissional oferecido pela empresa;
  • pescador profissional durante o período defeso;
  • trabalhador resgatado em condições de trabalho análogas à escravidão.

Além disso, o trabalhador não deve estar recebendo nenhum outro benefício trabalhista e após conseguir um emprego com carteira assinada, o segurado perde o auxílio.

COMO SOLICITAR O SEGURO-DESEMPREGO?

 O auxílio desemprego pode ser requerido através de diversas maneiras, sendo elas: pelo Porta Gov.br; pelo aplicativo da Carteira de Trabalho digital e pelo telefone 158 (Alô trabalho), com a ligação sendo gratuita para todo o Brasil. 

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