O presidente Jair Bolsonaro está com feridas nas pernas, de acordo com aliados do chefe de Estado. A informação foi apurada pelos colunistas Igor Gadelha, do portal Metrópoles, e Robson Bonin, da revista Veja.
A suspeita dos médicos, segundo Bonin, é de que Bolsonaro esteja com um quadro de "erisipela", uma infecção bacteriana, que, se não for tratada, pode agravar e atingir o sistema linfático.
Desde que perdeu a eleição, Bolsonaro está recluso no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República em Brasília. Desde então, ele só foi ao Palácio do Planalto, de onde despacha, duas vezes.
De acordo com Igor Gadelha, Bolsonaro tem dificuldades até de vestir calças compridas.
Oficialmente, o presidente ainda não confirmou que esteja doente.
O QUE É ERISIPELA?
Em entrevista ao Globo Esporte, o médico Misael do Nascimento explicou que a erisipela é provocada por bactéria e atinge tecidos superficiais da pele.
Normalmente, ela surge quando o paciente sofre algum corte na pele, que facilita a entrada da bactéria.
O colunista do Metrópoles Igor Gadelha ouviu de fontes ligadas ao Palácio do Planalto que Bolsonaro se feriu durante a campanha eleitoral, mas não tratou o ferimento adequadamente e que, agora, está precisando se medicar com antibióticos.
"80% dos casos são nos membros inferiores. E embora seja causada por bactéria, não pode ser considerada uma doença contagiosa. É uma infecção secundária que ocorre a partir de feridas, sempre", explicou Misael ao Globo Esporte.
.
- Após cinco dias de silêncio, Jair Bolsonaro faz postagens enigmáticas nas redes sociais
- Sem apresentar provas, deputado Julian Lemos acusa Bolsonaro de ter batido em Michelle, após primeira-dama colocar silicone
- Apoiadora de Bolsonaro, Cássia Kis pode ser demitida da Globo? Entenda futuro da atriz da novela Travessia
Tratamento
Segundo Misael do Nascimento, o tratamento de erisipela dura de duas a três semanas, e pode ser feito com antibióticos orais ou intravenosos.
Quando há bolhas e feridas, é necessária a higienização e curativos. Permanecer de repouso e com as pernas erguidas reduz o inchaço e sintomas dolorosos.
Comentários