IGREJA CATÓLICA

PAPA FRANCISCO revela ter assinado renúncia: veja o que vai acontecer no comando da IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco assumiu comando da Igreja Católica em 2013; revelação de que pontífice assinou renúncia aconteceu neste domingo (18)

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 18/12/2022 às 11:36 | Atualizado em 28/12/2022 às 8:42
Notícia
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS
Papa Francisco é o 266° Papa da Igreja Católica - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @FRANCISCUS

O Papa Francisco revelou que já assinou um documento renunciando o Trono de São Pedro. O pontífice completou 86 anos de idade e tem alguns problemas de saúde. 

A declaração de Francisco foi dada ao jornal espanhol ABC e publicada em reportagem deste domingo (18). 

>>> LEIA TAMBÉM: Veja quem assume, quando um papa renuncia, clicando aqui.

RENÚNCIA APENAS EM CASOS DE PROBLEMA GRAVE DE SAÚDE

Ainda de acordo com o Papa Francisco, o documento já assinado só terá validade se ele tiver um problema grave, que o impossibilite de exercer as atividades papais. 

"Já assinei minha demissão. Era Tarcísio Bertone o secretário de Estado. Assinei e disse a ele: "Em caso de impedimento por motivos médicos ou sei lá o quê, aqui fica a minha demissão. Eles já têm." Não sei a quem o Cardeal Bertone entregou, mas eu enviei quando ele era secretário de Estado", disse Francisco.

.

Ainda de acordo com Jorge Mário Bergoglio, o nome de nascimento do Papa Francisco, o documento de renúncia para ser usado em caso de problema sério de saúde foi assinado ainda em 2013, no ano em que ele foi eleito chefe da Igreja, após a renúncia de Bento XVI.

Papa Francisco vai renunciar?

Na entrevista ao jornal ABC, o papa não falou se pretende renunciar. Ao longo dos últimos anos, o religioso tem enfrentado alguns problemas de saúde, no joelho, no nervo ciático e também fez uma delicada cirurgia no cólon. 

Comentários