
O Papa Francisco pegou a todos de surpresa nesta quarta-feira (28) ao pedir orações pelo ex-pontífice Papa Bento XVI, que renunciou à liderança da Igreja Católica em 2013.
Ao final da audiência-geral, Francisco disse: "Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a Igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim".
O pedido de orações foi feito por Francisco em italiano, no Vaticano, país-sede da Igreja Católica Apostólica Romana, onde vivem os dois papas.
.
Saúde do Papa Bento XVI
O Vaticano não deu detalhes sobre o estado de saúde de Bento XVI. A última imagem do ex-papa foi divulgada em 9 de novembro, quando a "Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI" publicou esta que, até o momento, é considerada a última foto do religioso.
Bento XVI aparece nos jardins vaticanos ao lado de duas freiras e do cardeal alemão Gerhard Müller, prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Uma de suas últimas aparições públicas foi em 27 de agosto, quando saudou os novos cardeais nomeados pelo papa Francisco.
De acordo com o G1, há algumas semanas, quem viu Bento XVI disse que ele estava com o corpo "muito frágil", mas com a mente "afiada".
Papa Bento XVI
Nascido na Baviera, Alemanha, em abril de 1927, o nome de batismo do Papa Bento XVI é Joseph Ratzinger.
O religioso se tornou padre em 1951 e bispo em 1977. Naquele mesmo ano, foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI.
Em 19 de abril de 2005, foi eleito Papa pelo Conclave, que sucedeu a morte do ultra popular João Paulo II, se tornando o primeiro papa alemão em mil anos de história, seguindo até 2013, quando renunciou.
A renúncia de um papa não acontecia na Igreja havia 600 anos. Logo depois, os cardeais elegeram o argentino Jorge Mário Bergoglio, que escolheu o nome de Papa Francisco. Desde então, Ratzinger vive enclausurado, fazendo orações, no Vaticano.
Bento XVI é descrito como um homem extremamente rígido e culto. Por 25, enquanto ainda era cardeal, liderou a Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), que o fez conhecido pelos líderes religiosos católicos do mundo inteiro.
Ao longo da vida, também escreveu livros e sabe falar seis idimos: alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano. O Papa Bento XVI também tem conhecimento da língua portuguesa.
.
Comentários