
A notícia de que o Papa Bento XVI está "muito doente" surpreendeu muitos fiéis católicos, que querem saber como o religioso, de 95 anos de idade, está.
A informação do adoecimento de Joseph Ratzinger, o nome de batismo de Bento XVI, foi dado pelo Papa Francisco ao final de sua audiência-geral desta quarta-feira, 28 de dezembro.
Em italiano, Francisco pediu orações e disse que Bento "está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim".
Até a última atualização desta reportagem, o Vaticano ainda não havia dado maiores informações sobre quais problemas de saúde afetam Bento XVI.
ÚLTIMA FOTO DE BENTO XVI
Uma das últimas imagens do ex-papa foi divulgada em 9 de novembro, pela "Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI".
.

Bento XVI aparece nos jardins vaticanos ao lado de duas freiras e do cardeal alemão Gerhard Müller, prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Uma de suas últimas aparições públicas foi em 27 de agosto deste ano, quando o papa emérito saudou novos cardeais nomeados pelo papa Francisco.
Segundo reportagem do G1, há algumas semanas, quem viu Bento XVI disse que ele estava com o corpo "muito frágil", mas com a mente "afiada".
COMO VIVE O BENTO XVI HOJE?
A última foto de Bento XVI foi feita justamente nos jardins, onde o religioso costumava passear enquanto rezava o terço diariamente.
Mas, à medida em que foi envelhecendo e a dificuldade de caminhar aumentando, começaram a levar o Papa Emérito Bento XVI em um carrinho de golfe para que ele pudesse rezar sentado.
.
Durante seu tempo de aposentadoria, Bento XVI também fez aparições públicas ocasionais ao lado do papa Francisco.
Em 16 de abril de 2022, seu secretário pessoal, o arcebispo Georg Gänswein, disse que Bento XVI "está fisicamente fraco e frágil, mas bastante lúcido".
Gänswein contou que Bento XVI começa sua rotina diária celebrando a missa e as orações do breviário. Depois, toma o café da manhã e faz uma pausa.
Depois, o papa se dedica às leituras e às cartas e quando há tempo, ouve música. No passado, Bento XVI demonstrou um gosto especial pelo compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e pela música sacra.
Depois de uma pequena pausa, de vez em quando, o papa emérito recebe algumas pessoas à tarde que o visitam dependendo de como ele se sente.
À tarde, recorda dom Gänswein, Bento XVI faz um pequeno passeio pelos Jardins do Vaticano e reza o terço sentado. Após o jantar, ele assiste ao telejornal em italiano e conclui o dia com a oração da noite.
Comentários