
Na última terça-feira (14), o Ministério da Saúde se reuniu com o Fórum Nacional da Enfermagem para definir a viabilização do piso salarial da enfermagem.
O encontro resultou na publicação de uma nota oficial ontem (15), à respeito do processo da implementação do piso da enfermagem.
A aplicação de um piso fixo para os enfermeiros foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Barroso suspende lei do piso da enfermagem
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: NOTA OFICIAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
O documento declarou que o Ministério da saúde está "comprometido" em acelerar a implementação do piso salarial da enfermagem.
Além disso, também afirmou por meio da nota que esse é o principal desafio do Governo Federal e que reconhecem a luta da categoria de enfermeiros.
.
O presidente Lula e todos os ministros e ministras envolvidos nessas ações valorizam a luta histórica dessa categoria por merecido reconhecimento salarial e a importância desses trabalhadores essenciais para o funcionamento de todos os serviços de saúde do BrasilMinistério da Saúde
De acordo com o Ministério é preciso achar uma solução em conjunto e democraticamente:
.
Mantém diálogo constante com todas as entidades que representam a categoria, sindicatos, parlamentares e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para debater e construir de forma conjunta e democrática as soluções e subsidiar a elaboração do auxílio federal aos estados e municípios para implementação do piso.Ministério da Saúde
O QUE FALTA PARA O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM SER APROVADO?
Para ter a liminar do piso da enfermagem suspensa, o Ministério da Saúde teve encontros com diversas entidades e inclusive realizou a criação de um grupo interministerial (junção de diversos ministérios).
O objetivo seria demonstrar como os recursos financeiros deverão ser utilizados para que a implementação do piso salarial da enfermagem seja aprovado.