transferências

TAXA PIX: PIX VAI TER COBRANÇA? Após determinação do governo Lula, CAIXA toma decisão sobre cobrança no PIX

Medida visa garantir a gratuidade nas transações do Pix para pessoas jurídicas

Adige Silva
Adige Silva
Publicado em 20/06/2023 às 18:38 | Atualizado em 20/06/2023 às 18:46
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pix vai ser taxado? Entenda polêmica sobre taxação do PIX da CAIXA para pessoas físicas. Também confira quanto ficarão taxas sobre PIX após cobrança e quando começa mudança - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (20) a suspensão da cobrança de tarifas nas transações do Pix para pessoas jurídicas (PJs).

A decisão foi tomada após determinação do governo federal, que manifestou preocupação com os custos adicionais que as empresas estavam enfrentando ao utilizar o sistema de pagamentos instantâneo.

Pix, lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil, permite a transferência de dinheiro em tempo real, de forma ágil e segura, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Desde então, tem ganhado cada vez mais popularidade entre os usuários, tanto pessoas físicas quanto empresas.

COBRANÇA DE TARIFAS

No entanto, algumas instituições financeiras passaram a cobrar tarifas das PJs pelo uso do Pix, o que gerou debates e questionamentos.

O governo, então, emitiu uma determinação exigindo a suspensão dessas cobranças, a fim de garantir a gratuidade nas transações do Pix para as empresas.

A Caixa foi a primeira instituição a acatar essa determinação e anunciou a suspensão imediata das tarifas para as PJs.

A medida visa beneficiar as empresas, reduzindo seus custos operacionais e fomentando o uso do Pix como meio de pagamento e transferência.

Em comunicado oficial, a Caixa ressaltou a importância do Pix como uma solução moderna e eficiente para as transações financeiras e afirmou que a instituição está comprometida em oferecer condições favoráveis aos seus clientes empresariais.

SUSPENSÃO 

A suspensão da cobrança do Pix para PJs pela Caixa é uma ação que reflete o entendimento do governo sobre a necessidade de promover a inclusão e a facilidade de acesso aos meios eletrônicos de pagamento, especialmente para as empresas.

A medida também está alinhada com os esforços para impulsionar a economia e estimular a modernização do sistema financeiro.

É importante ressaltar que outras instituições financeiras também estão sendo incentivadas pelo governo a adotarem a mesma medida, buscando garantir a gratuidade nas transações do Pix para pessoas jurídicas em todo o sistema bancário.

Com essa iniciativa, espera-se que mais empresas utilizem o Pix como uma alternativa segura e conveniente para suas operações financeiras, impulsionando ainda mais a popularidade do sistema e contribuindo para a redução do uso do dinheiro em espécie.

A suspensão da cobrança do Pix para PJs pela Caixa é uma medida que reflete a preocupação do governo em tornar o sistema financeiro mais inclusivo e acessível para as empresas, estimulando a digitalização dos pagamentos e proporcionando benefícios aos empreendedores em meio ao cenário econômico desafiador.

Comentários