IA

ImageBind: Meta anuncia novo modelo de IA multissensorial que cruza diferentes tipos de dados

Novo modelo de IA, da Meta, pode ser o futuro para tecnologia com referências de dados cruzados.
Amanda Marques
Publicado em 09/05/2023 às 12:41
Modelo de IA da Meta foca em referências cruzadas de dados. Foto: Meta.


Nesta terça-feira (09), Mark Zuckerberg anunciou em seu canal no Instagram o ImageBind, um novo modelo de inteligência artificial multissensorial da Meta, empresa do Instagram, Facebook e WhatsApp. 

O novo modelo de IA tem código aberto, que conecta fluxos de dados em diversos conteúdos, seja texto, áudio, dados visuais, temperatura e, até mesmo, leitura de movimento.

Até o momento, a ferramenta ImageBind é apenas um projeto de pesquisa, sem consumo ou aplicações práticas, mas que aponta para um futuro já reforçado por Zuckerberg: a Meta deixa o metaverso e focará nas IAs.

O conceito central da pesquisa é vincular vários tipos de dados em um "espaço de incorporação". A ideia traz uma novidade na área da IA generativa, apesar de ainda ser abstrata.

Essa nova ideia pode proporcionar mais precisão das imagens produzidas por inteligência artificial, podendo adicionar mais detalhes com referência de dados cruzadas. 

Meta planeja adicionar mais sentidos ao modelo

Além de seis modalidade exploradas e anunciadas por Mark Zuckerberg, a Meta também deseja expandir o aprendizado multissensorial na Inteligência Artificial.

"Embora tenhamos explorado seis modalidades em nossa pesquisa atual, acreditamos que a introdução de novas modalidades que vinculam o maior número possível de sentidos – como toque, fala, olfato e sinais cerebrais de fMRI – permitirá modelos de IA centrados no ser humano mais ricos.", anunciou a empresa. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory