IA

70% dos brasileiros estão positivos com a Inteligência Artificial no trabalho

Pesquisa inédita revela que os brasileiros são os mais otimistas em relação à IA generativa no trabalho.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 05/07/2023 às 13:12 | Atualizado em 06/07/2023 às 8:35
Pixabay
Será que existe a possibilidade da inteligência artificial se voltar contra quem a criou? - FOTO: Pixabay

Já pensou em usar o ChatGPT para escrever um texto? Ou, até mesmo, o Midjourney para produzir fotos super-realistas? O brasileiro está realmente otimista em relação ao uso da Inteligência Artificial generativa no trabalho. Ao menos é o que revela a pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) em que 70,6% dos brasileiros entrevistados enxergam a tecnologia como algo positivo. 

Os brasileiros também são os menos preocupado com a aplicação da tecnologia no dia a dia profissional.

Na pesquisa intitulada "IA no Trabalho: O que as pessoas estão dizendo", a BCG entrevistou mais de 12.800 profissionais de 18 países. O grande objetivo é saber as implicações da IA na rotina de trabalho, desde cargos de alta gerência até a linha de frente. 

  • Quer ficar por dentro do que acontece no mundo da tecnologia e inovação? Acesse aqui para se inscrever na Newsletter Inova.AÍ

IA: benefícios superam os riscos? 

No estudo, outro dado importante foi divulgado: 77,3% dos entrevistados acreditam que os benefícios da IA generativa superam seus riscos, o que ultrapassa a média global de 71%.

"Nossa pesquisa mostra que os profissionais de hoje veem a IA como uma oportunidade de ganhar tempo e promover a inovação no trabalho. Apesar disso, ainda se nota falta de informação sobre como a tecnologia pode ajudar. Isso fica evidente ao ver que, dentro das organizações, as lideranças são mais positivas em relação ao uso de IA, enquanto profissionais da linha de frente se preocupam se a ferramenta não atrapalharia o futuro de suas posições. Por isso é essencial treinamento e um melhor entendimento sobre o potencial da ferramenta no dia a dia dos colaboradores", CEO e sócio do BCG, Herinque Sinatura. 

A afirmação do diretor executivo tem relação ao dado de que 62% dos líderes em todo o mundo são otimistas em relação à IA, mas apenas 42% dos profissionais da linha de frente compartilham dessa visão.

Sinatura diz que o motivo para isso acontecer é o pouco contato e a falta de treinamento com a tecnologia generativa por parte dos funcionários de cargos menores. 

Brasileiros apoiam regulamentação da IA 

Segundo o site Convergência Digital, cerca de 83,3% dos brasileiros acreditam que a legislação para a regulamentação da IA é necessária

“As pessoas estão prontas para receber a IA no trabalho, mas precisam se sentir confortáveis e confiantes com o compromisso de suas empresas com a ética. Acreditamos que negócios que garantirem espaços de experimentação responsável, investirem no desenvolvimento de seus talentos e priorizarem um programa de RAI (Responsible Artificial Inteligence) serão pioneiros”, disse o executivo Sinatura.

No Brasil, já existe um projeto de lei que estabelece normas gerais para o desenvolvimento, implementação e destaca o uso mais responsável de sistemas de inteligência artificial (IA) no país.

O Portal NE10 já publicou um artigo sobre a regulamentação da IA no Brasil, com a participação de uma das integrantes da comissão de juristas e um professor adjunto do Centro de Informática da UFPE.

O que é deepfake? Entenda a tecnologia por IA usada em comercial com Elis Regina: