TALARISSA

BBB 22: Qual a origem de ‘talarica’, que influenciou no apelido de Larissa

Entenda por que a sister ganhou esse apelido

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 22/02/2022 às 20:16 | Atualizado em 22/02/2022 às 20:25
Notícia
REPRODUÇÃO/TV GLOGO
Larissa se aproximou de Jade ao entrar no BBB - FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOGO

Há poucos dias no Big Brother Brasil 22 (BBB 22), a pernambucana Larissa Tomásia recebeu um apelido nada amigável nas redes sociais: Talarissa. “Talarica”, palavra com a qual uniram o nome da sister, é popular em Pernambuco, mas de onde vem essa palavra?

Antes de descobrir a origem da palavra “talarica”, saiba por que os internautas acreditam que Larissa merece esse apelido. A pernambucana tentou dividir um cobertor com Paulo André (PA), que está vivendo um romance com Jade no reality, e acendeu um alerta para os alguns usuários das redes sociais.

Para esses internautas, Larissa parece estar tentando se aproximar demais de Paulo André. E não foi só esse momento que colaborou para a teoria. Antes de entrar na casa, a influenciadora digital disse que ficaria com ele no BBB.

.

Então, a sister ganhou o apelido nada carinhoso: Talarissa, que junta “talarica” e “Larissa”.

Qual é a origem da palavra “talarico”?

A expressão “talarico” não é exclusiva de Pernambuco, a palavra também está no dialeto de outros lugares do Brasil, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Talarico” significa uma pessoa que se interessa pelo companheiro ou companheira de um amigo ou amiga. Ou seja, talaricagem é investir em uma pessoa comprometida com alguém do seu ciclo de amizades.

A origem da expressão não é muito clara, mas uma das primeiras aparições foi em uma música de Zeca Pagodinho. Na letra de "Talarico, Ladrão de Mulher", o cantor diz que não conversa mais com o “talarico” porque ele roubou sua companheira.

“Eu não falo mais com Talarico / Talarico roubou minha mulher”, diz um dos trechos.

Em outro trecho, o cantor compara o caráter do “amigo” com o de Ricardão - termo popular para amante. “Ricardão perto dele é Zé Mané", o trecho indica que o “amigo fura olho” é ainda pior que um amante.

Ou seja, talarico é uma pessoa que se envolve fisicamente ou emocionalmente com a companheira de um dos seus amigos. É um sinônimo de fura-olho.

Comentários