Eleições 2022

Eleições 2022: Bolsonaro pode ganhar cargo vitalício após deixar de ser presidente; entenda

Os parlamentares aliados do atual presidente voltaram a discutir sobre a Proposta de Emenda à Constituição que blinda os ex-presidentes de que sejam alvo de prisão

Maria Luísa Fernandes
Maria Luísa Fernandes
Publicado em 26/07/2022 às 13:34
Notícia
Alan Santos/PR
Proposta de Emenda à Constituição que blinda os ex-presidentes de que sejam alvo de prisão - FOTO: Alan Santos/PR

Nas últimas semanas, os parlamentares aliados do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), voltaram a discutir sobre a Proposta de Emenda à Constituição que blinda todos os ex-presidentes da República para evitar que sejam alvos de prisão após deixarem seus cargos.

.

Bolsonaro pode ganhar cargo vitalício

A Proposta de Emenda à Constituição acabou sendo anunciada através do podcast "Papo de Política", realizado pela GloboNews, no ano de 2021. A dois meses da eleição, a proposta voltou a ser comentada por preocupação dos parlamentares entorno do presidente Jair Bolsonaro.

>> LULA ou BOLSONARO? Fátima Bernardes surpreende ao ser perguntada como vai se posicionar nas eleições 2022

Caso o político chegue a perder seu cargo nessa nova eleição, pode sofrer com processos e até mesmo investigações que correm na Justiça.

Segundo informações compartilhadas pelo site G1, uma das ideias é conceder uma espécie de "cargo de senador vitalício" para os ex-presidentes.

Durante uma justificativa de que a proposta não beneficiaria somente Jair Bolsonaro, líderes do Centrão, que também estão ligados ao presidente, afirmaram que lideranças ligadas ao MDB e também ao ex-presidente Lula (PT) seriam a favor da proposta e estariam dispostos a realizar um acordo para sua aprovação.

A proposta foi aprovada?

A proposta será aprovada antes da eleição caso tenha um "pacto" com o Judiciário. Caciques do Centrão chegaram a afirmar que estão preocupados com as ameaças ao presidente e temem até um novo acirramento de ânimos com ministros do SFT às vésperas da eleição.

>> ELEIÇÕES 2022: CNN Brasil cancela debate de presidenciáveis por causa de Lula e Bolsonaro; Entenda

Comentários