PERSONAGEM

NOVELA PANTANAL: Entenda o sumiço macabro de Joventino

Saiba mais sobre o sumiço misterioso do pai de José Leôncio

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 30/03/2022 às 19:49 | Atualizado em 30/03/2022 às 19:57
Notícia
Divulgação / Globo
Joventino (Irandhir Santos) é personagem na novela Pantanal - FOTO: Divulgação / Globo

A nova versão de Pantanal estreou na TV Globo na segunda-feira (28) e, além de cativar os telespectadores, está deixando muita gente com uma pulga atrás da orelha. Isso porque Joventino, personagem interpretado por Irandhir Santos, some repentinamente. O personagem foi a figura principal do capítulo.

Pai de José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes), Joventino adquiriu um grande pedaço de terra no Pantanal após parar de trabalhar para outras pessoas.

.

Junto ao filho, o peão pretende ter sua própria criação de bois. Mas ele acredita que é a natureza quem deve ficar a cargo da realização desse sonho, e não ele mesmo. Então, em vez de trazer os animais pelo laço (à força), resolve inventar um jeito mais “humano’” para levá-los à fazenda.

No capítulo de terça-feira (29), José Leôncio sai em comitiva e Joventino decide ficar na fazenda. O homem já tem planejada sua busca pelos bois, assim como fez no episódio inicial, conseguindo reunir uma grande boiada.

Quando a comitiva retorna à fazenda, José Leôncio chama pelo pai, mas ele não está lá. O filho vai procurá-lo mata a dentro e, tempos depois, somente encontra objetos pessoais do pai.

José Leôncio nunca mais verá seu pai e, como uma promessa para tê-lo de volta, ele começa a sair todos os dias para caçar marruás (bois) no laço.

Desfecho

O autor original da novela, Benedito Ruy Barbosa, se baseou em algumas histórias do folclore pantaneiro para escrever a trama. Uma delas tem a ver com o sumiço misterioso de Joventino.

No decorrer da história original, muitos personagens se deparam com o Velho do Rio (Osmar Prado), um ser místico que se põe à disposição da comunidade que acaba sendo atacada por animais da região ou então que se perde na mata.

Muitos que veem o Velho do Rio juram que se trata do pai de José Leôncio - que inclusive, é o único que não consegue o contato visual com a figura. Essa abordagem deve estar presente também no remake da TV Globo.

Então, durante toda a história, não haverá resposta do que realmente aconteceu com Joventino, deixando seu destino subentendido pelos personagens e pelos telespectadores.

Comentários