NOVELA

NOVELA PANTANAL: Maria Marruá vira onça na novela. Saiba mais sobre o animal que participou das filmagens

Personagem é interpretada por Juliana Paes na nova versão

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 30/03/2022 às 21:03 | Atualizado em 30/03/2022 às 21:04
Notícia
Globo/João Miguel Júnior
Juliana Paes interpreta Maria Marruá em Pantanal - FOTO: Globo/João Miguel Júnior

Uma das personagens de Pantanal que tem despertado a curiosidade dos telespectadores é Maria Marruá (Juliana Paes). A mulher que tem a capacidade de se transformar em onça cativou o público na exibição da versão original da novela, em 1990.

Para a gravação das cenas de transformação, a equipe de produção contou com a participação especial de Matí, uma fêmea moradora de um santuário desses mamíferos em Goiás.

O poder de transformação de Maria Marruá também se manifesta na sua filha, Juma Marruá (Alanis Guillen), na segunda fase da novela.

.

Conheça melhor a onça-pintada

De acordo com o portal SOS Pantanal, Matí é uma onça fêmea (Panthera onca) de quase 4 anos de idade que foi acolhida pelo Instituto Nex, onde reside até hoje.

Por ter perdido sua mãe quando ainda era filhote e precisar, desde muito cedo, ser cuidada por humanos, o animal acabou perdendo o seu instinto selvagem. Os especialistas então decidiram que Matí não poderia retornar à natureza.

.

Divulgação/Instituto Nex
Matí durante as gravações de Pantanal - Divulgação/Instituto Nex

Devido ao seu temperamento mais calmo, assim como o fato de estar acostumado à presença e à interação com seres humanos, o animal foi o escolhido para participar das filmagens.

Foram seis dias de gravação para a novela, em que a Matí foi acompanhada de perto por uma equipe de veterinários e biólogos.

Cuidados

Matí teve direito a cuidados especiais, como disponibilidade de água, ar-condicionado, silêncio e descansos.

Também foram tomadas várias medidas para evitar acidentes com os cinegrafistas e atores, que foram protegidos por estruturas que limitavam a proximidade de Matí e médicos a postos para atender caso fosse necessário.

Segundo a SOS Pantanal, todas as ações foram realizadas em parceria com os órgãos ambientais competentes e sob todas as licenças necessárias.

Saiba quando Maria Marruá vai virar onça.

Comentários