PANTANAL

NOVELA PANTANAL: Cavalo Preto, música de Zé Leôncio, tem história macabra; entenda

De acordo com o jornal, esse assunto é um tópico sensível na TV Globo

Pedro Lima
Pedro Lima
Publicado em 09/06/2022 às 20:17 | Atualizado em 09/06/2022 às 21:22
Notícia
Reprodução/Globo
Marcos Palmeira vive José Leôncio na novela Pantanal - FOTO: Reprodução/Globo

Quem assiste a novela Pantanal com certeza já ouviu "Toca Cavalo Preto", na voz de José Leôncio (Marcos Palmeira). O pedido é feito aos violeiros, normalmente em frente à fogueira.

No entanto, de acordo com o Metrópoles, a canção que virou até meme na internet tem origem macabra e que esse assunto é um tópico sensível nos corredores da TV Globo.

.

A suposta origem macabra de Cavalo Preto

De acordo com o veículo, um artigo do jornalista Daniel Farad revela que reuniu relatos de internautas com alegações de sentimentos de tristeza e pesar quando a música é reproduzida nos capítulos da novela das nove da Vênus Platinada.

Segundo informações do artigo, a faixa quando foi gravada pela primeira vez, na década de 1940, remete a uma lenda que perdura pelo País desde o período colonial.

O autor conta que os cavalos não simbolizam apenas velocidade e transporte, mas também têm ligação com ritos religiosos.

.

Sendo assim, há uma seita que acredita que os cavalos são tratados como santo, há outra corrente que acredita que os cavalos trazem o espírito da morte.

Outra vertente é sobre o cristianismo ter uma imagem da fome, e o cavaleiro apocalíptico está sob um cavalo preto.

O cramulhão

O veículo ainda recorda que a moda é executada por Trindade (Gabriel Sater), que já contou na novela que tem um pacto com o diabo.

Confira o resumo dos próximos episódios.

Você está assistindo a novela Pantanal?

Comentários