Nadadora Joanna Maranhão anuncia aposentadoria após quatro Olimpíadas

Aos 31 anos, a pernambucana Joanna Maranhão é uma das principais nadadoras do Brasil
Ísis Lima
Publicado em 27/07/2018 às 16:45
Nadadora Joanna Maranhão já havia anunciado sua aposentadoria em 2013, mas voltou às piscinas Foto: Reprodução/ Internet


A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, 31 anos, anunciou nesta sexta-feira (27) sua aposentadoria. A atleta disse que não participará mais de competições oficiais na carreira. Esta é a segunda vez que a nadadora decide se aposentar do esporte de alto rendimento.

A decisão aconteceu após Joanna se afastar da modalidade para se dedicar a um reality show de dança e, logo depois, sofrer um aborto espontâneo. Agora, ela ficará do outro lado da piscina, oferecendo aulas para crianças e adolescentes em Belo Horizonte, onde mora com o marido Luciano Corrêa.

Como foi a despedida da atleta Joanna Maranhão?

No texto de despedida, Joanna Maranhão agradeceu seus treinadores, mas disse "exceto um", em alusão a um treinador que abusou sexualmente da atleta quando ela era criança. "À meus treinadores (exceto um): vocês tiraram o melhor de mim, por todos os ensinamentos, treinos, desafios, conforto nos centésimos que faltaram e abraço nos momentos de alegria: toda minha gratidão", publicou a atleta em seu perfil no Instagram.

Em 2008, Joanna Maranhão revelou que havia sido molestada sexualmente aos nove anos de idade pelo seu treinador.

Carreira de Joanna Maranhão

Aos 31 anos, Joanna é uma das principais nadadoras do Brasil e estava se preparando para se classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Se confirmasse a vaga, ela seguiria para a quinta Olimpíada na carreira. Em seu currículo, a nadadora apresenta as disputas dos Jogos de Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).

Esta não foi a primeira vez que Joanna se afastou do esporte de alto rendimento. Aos 26 anos, em 2013, a pernambucana havia encerrado a carreira. Passou um ano longe das competições oficiais e resolveu voltar porque acreditava ser competitiva para disputar a quarta Olimpíada na carreira.

Em seu retorno, Joanna garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e voltou a ganhar notoriedade internacional. Ela continua entre os principais nomes do esporte do Brasil ao lado de Etiene Medeiros, também de Pernambuco.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory