Moradores da Comunidade do Pocotó começam a desocupar túnel

As 42 famílias que moram nas laterais e na parte de cima do túnel Augusto Lucena alegam que não tem para onde ir. Comunidade do Pocotó existe há mais de 15 anos
Maria Luiza Falcão
Publicado em 07/08/2018 às 7:53
A desocupação ocorre de maneira pacífica Foto: Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal


Termina nesta terça-feira (7), o prazo dado pela Justiça para as famílias que construíram moradias em cima do túnel Augusto Lucena, na Avenida Don João Sexto, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, deixem o espaço. Na semana passada, um documento foi enviado a proprietários de 42 casas construídas na Comunidade do Pocotó há mais de 15 anos.

Saiba mais na reportagem de Rafael Carneiro:

Hoje, o clima na comunidade é de tristeza e desolação. Por enquanto, não há mobilização de carros de polícia ou agentes de segurança para efetuar a retirada dos moradores do local. Taciana Maria da Silva está grávida e diz que não tem para onde ir com o marido. "Hoje todo mundo acordou cedo porque eles estão para derrubar e a gente não tem para onde ir. Eles não deram nada pra gente e não temos como alugar uma casa, como levar nossas coisas", diz.

A principal queixa dos moradores é que não houve diálogo com a Prefeitura e que apenas quatro pessoas notificadas tiveram seus nomes inclusos na lista para receber o auxílio moradia no valor de R$ 200. Taciana do Carmo Lima têm três filhos e não sabe o que fazer quando começarem a derrubar o que ela construiu com muito esforço. "Todo mundo está tenso, querendo uma solução e eles não dão. Já chegaram dizendo que iam arrancar tudo e quem quisesse que saísse por espontânea vontade", lamenta. "Vou ficar na rua", afirma.

Resposta da Prefeitura

Em nota a Prefeitura do Recife informa que está cumprindo uma determinação judicial e que equipes da Secretaria de Infraestrutura e Habitação realizam o cadastramento das famílias que construíram os barracos e ocupam irregularmente as laterais e a parte superior do Túnel Augusto Lucena.

Ainda segundo a nota, a desocupação tem como objetivo garantir a segurança dos moradores e dos usuários do sistema viário, baseado em critérios técnicos da Defesa Civil.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory