Casos de escarlatina e meningite viral em escolas acendem alerta

As meningites podem ser prevenidas com vacinas, mas nem todas estão disponíveis na rede pública
Maria Luiza Falcão
Publicado em 05/11/2018 às 11:32
Em todo o país, foram aplicadas 12,5 milhões de doses de vacina contra o sarampo e a pólio Foto: Arquivo/Agência Brasil


Casos de escarlatina e de meningite viral em alunos de escolas do Recife estão deixando pais e professores preocupados. As doenças são contagiosas e devem ser tratadas assim que surgirem os primeiros sintomas.

A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, transmitida por meio da tosse ou do espirro. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre e torcicolo. As meningites bacterianas podem ser prevenidas com vacinas, mas nem todas estão disponíveis na rede pública.

Meningite viral

De acordo com a infectologista Analiria Pimentel, as meningites virais são mais comuns nas mudanças de estações. Não há surto da doença no momento, e ela não pode ser evitada com vacina.

Escarlatina

Em relação à escarlatina, há um surto no Recife. Causada por bactéria, a doença provoca febre, dor de garganta, coceira e manchas vermelhas pelo corpo. O contagio é pela tosse, espirro ou compartilhamento de bebidas. Não existe vacina contra escarlatina, mas ela pode ser evitada com alguns cuidados. O grande risco da escarlatina é de não ser tratada corretamente.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory