Psicóloga explica como lidar com o sentimento do luto

De acordo com a profissional, cada pessoa reage ao luto de diferentes formas

LUTO
Psicóloga explica como lidar com o sentimento do luto

"Existe o Luto que é um sentimento socializado da dor e o pesar que é o modo como cada pessoa lida com a perda”, afirma a psicóloga. - Foto: Reprodução/Pixabay

Com a recente morte do cantor Gabriel Diniz que pretendia fazer uma surpresa de aniversário para sua namorada, quando o avião que transportava o cantor caiu em Sergipe, deixando três mortos no acidente, alguns fãs, amigos e familiares estão reagindo ao luto de diferentes formas.

A psicóloga Walesca Medeiros, que estuda o sentimento do luto, explica como lidar com o luto. “O luto é um fenômeno complexo que envolve diversos fatores e que vão interferir no modo de como cada pessoa vai conseguir enfrentar essa situação de perda. Existe o Luto que é um sentimento socializado da dor e o pesar que é o modo como cada pessoa lida com a perda”, afirmou a psicóloga.

A morte de uma pessoa mais jovem pode impactar de forma diferente, podendo evoluir para um curso de luto mais complicado, como explica a psicóloga. “A gente espera que seja cumprido o curso natural da vida, ou seja, que as pessoas morram mais velhas. Então perder crianças ou pessoas muitos jovens, que estejam no auge da vida, costumam impactar de formas muito negativas”, explicou.

Com o alto número de violências registrados em todo o país, Walesca Medeiros afirma que a forma em que a pessoa morre também costumam causar um impacto inicial mais difícil. “As circunstâncias em que a morte ocorre também costumam impactar, por exemplo, mortes inesperadas, como assassinatos ou suicídio, que são mortes que não trazem preparo para que as pessoas possam enfrentar, causando um impacto inicial bastante complicado contra o luto”, finalizou.

Confira os detalhes na matéria de Leo Baltar:

O corpo do cantor Gabriel Diniz foi velado nesta terça-feira (28) na Paraíba. Já os corpos dos dois pilotos também foram velados na terça-feira (28), mas em Alagoas.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.