Eclipse lunar poderá ser visto do Dona Lindu e do Observatório da Sé

O eclipse lunar ocorre quando a lua fica encoberta pela sombra da Terra
Ísis Lima
Publicado em 16/07/2019 às 8:41
O primeiro eclipse lunar total de 2022 acontece neste domingo (15) Foto: Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil


Os brasileiros poderão ver o eclipse lunar parcial na noite desta terça-feira (16). O fenômeno poderá ser visto com telescópios e lunetas no Parque Dona Lindu em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e no Observatório da Sé, em Olinda.

O eclipse lunar ocorre quando o satélite natural fica encoberto pela sombra do planeta. Parte da lua ficará por um tempo na penumbra com diminuição do brilho devido ao bloqueio de parte da iluminação solar. Já a coloração avermelhada surgirá na região chamada de “umbra”, quando a luz emitida pelo sol fica alinhada com a terra. O eclipse vai durar cinco horas e 33 minutos, a lua nascerá logo mais, às 17h51. O ápice do fenômeno na cidade do recife está marcado para às 18h31.

Programação

O grupo de astronomia de Pernambuco “Astro-PE” estará no final da tarde com equipamentos no Parque Dona Lindu. Na programação consta além da observação, roda de conversa com curiosidades sobre o universo.

Já o Observatório da Sé vai ficar aberto à visitação até às 21h desta terça-feira. Cleiton Batista, coordenador do espaço, afirma que as pessoas vão poder fotografar o eclipse lunar:

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory