A partir desta quarta-feira (18) os motoristas que passam pela Ilha do Leite, na área central do Recife, só vão poder circular com velocidade máxima de 30 km/h. O projeto Zona 30 contempla oito ruas no entorno da Praça Miguel de Cervantes. Esta é a segunda implantada no Recife.
Além desta mudança, o projeto também conta com implantação de ciclorrotas e um maior espaço para pedestres, como explicou o gestor de mobilidade sustentável da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Antônio Henrique. “Com essa criança desse refúgio, o pedestre vai poder se locomover melhor”, disse.
Uma marcação verde foi feita no asfalto e é destinada para quem deseja atravessar as ruas. Com a mudança, motoristas, pedestres e ciclistas que costumam passar pelo local se depararem com a novidade. É o caso do engenheiro de software, Tairone César. “Eu acho que mudou um pouco e o pessoal tá começando a respeitar um pouco mais. Ainda está longe do ideal”, comentou.
Outras mudanças
Para os motoristas, as mudanças não acabaram. Nesta quarta-feira também teve início o novo sentido da Rua Jornalista Trajano Chacon que passa a ter sentido invertido no trecho entre as Avenidas Frei Matias Teves e Agamenon Magalhães.
A partir da próxima segunda-feira (23) os estacionamentos em área pública na Ilha do Leite serão transformados em Zona Azul. Segundo o gestor de mobilidade sustentável CTTU, Antônio Henrique, o espaço será destinado para duzentos veículos.
A CTTU ainda não informou quais as ruas da Ilha do Leite terão as vagas rotativas da Zona Azul.