TRADIÇÃO

Com 28 metros e 7 toneladas, Galo Gigante de 2020 ficará aceso à noite

A estrutura do Galo Gigante começará a ser montada na Ponte Duarte Coelho, no centro do Recife, no dia 18 de fevereiro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/01/2020 às 14:11
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem

O mistério sobre o projeto do Galo Gigante deste ano chegou ao fim nesta terça-feira (28), quando a Prefeitura do Recife e o artista Leopoldo Nóbrega, responsável por confeccionar a alegoria, apresentaram o modelo de 2020. Seguindo o tema “O circo, a criança e a cultura popular”, escolhido para representar o Carnaval do Recife deste ano, o Galo Gigante foi batizado como "Galo Circense de olho no futuro".

A expectativa é de que ele esteja de pé na Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista, na madrugada do dia 21 de fevereiro, marcando a abertura oficial do Carnaval do Recife. Este ano o projeto do Galo Gigante pesa sete toneladas e chegará a medir cerca de 28 metros de altura.

O artista que assina o projeto pelo segundo ano consecutivo, Leopoldo Nóbrega, afirma que a alegoria foi idealizada buscando alinhar o conceito de tecnologia e sustentabilidade. “Esse ano a gente vai ter 70% de reutilização de materiais desde a própria estrutura a outros materiais como vinil, plásticos e materiais que forma resíduos do Galo”, disse.

Novidades

Uma grande novidade para este ano é a colaboração de cerca de 400 crianças que auxiliaram a confecção dos adornos da alegoria. O Galo Gigante também vai ser decorado com desenhos de crianças de diversos estados do Brasil e até de outros países.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, ressalta a importância da participação dos pequenos na elaboração do design do Galo Gigante. “Elas são a semente de um amanhã melhor. De paz, envolvimento e fazer um carnaval democrático, inclusivo e as crianças representam esse futuro que a prefeitura deseja para todo mundo”, destacou.

Outra novidade deste ano será a utilização de 38 placas de LED, que permitirão que a alegoria fique acesa durante a noite. Além da iluminação, o galo ecofuturista, vem vestido de resíduos tecnológicos e diversos materiais reciclados.

O presidente do Galo, Rômulo Menezes, propõe a exposição do Galo Gigante durante todo o ano.

Pelo segundo ano consecutivo, a montagem do Galo Gigante começa na terça-feira da semana pré-carnavalesca, no dia 18 de fevereiro, para que a escultura passe mais tempo na Ponte Duarte Coelho.