HOSPITAIS

Senai recupera 12 respiradores para tratar pacientes com covid-19 em PE

Respiradores, essenciais no tratamento de pacientes graves da covid-19, começaram a ser recuperados em março

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/05/2020 às 15:04
Paulo Daniel/TV Jornal
FOTO: Paulo Daniel/TV Jornal

Diante do crescimento dos números do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco, uma equipe do Senai já recuperou 12 respiradores que foram entregues a hospitais aqui do estado. Os consertos estão sendo realizados em um laboratório instalado no edifício do Senai, no bairro de Santo Amaro. E, a partir de agora, também serão feitos na fábrica da Fiat, em Goiana.

Desde o fim de março, uma equipe recupera ventiladores pulmonares de hospitais públicos, que estavam em desuso. Até o momento, 12 respiradores já foram recuperados e entregues a unidades de saúde do estado.

Iniciativa

A iniciativa do conserto dos equipamentos partiu de um grupo de empresários, que comprou as peças que faltavam no exterior. Marcelo Tavares de Melo é um dos articuladores dessa ação detalha o início do trabalho. “Essa iniciativa começou com a campanha criada peal Fiepe com o nome de ‘pelos heróis da saúde’ que conclamava artistas, empresários, atletas e a sociedade de um modo geral para que pudessem ajudar, arrecadando recursos para que fossem comprados EPIs”, disse. “Só que não existiam recursos suficientes para que os recursos fossem utilizados para EPIs e respiradores. Foi quando tivemos a ideia de criar uma segunda campanha em busca de recursos para consertar os respiradores”, completou.