plano de convivência

Com data para reabertura, academias se preparam para receber alunos

Governo do Estado liberou a retomada das academias nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Matas Norte e Sul

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/07/2020 às 14:32
Cirio Gomes/TV Jornal
FOTO: Cirio Gomes/TV Jornal

A partir do próximo dia 20 de julho, as academias estarão liberadas para receber seus alunos. O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (09), a data para reabertura do setor. A medida alcança os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Matas Norte e Sul.

Assim como os outros setores, os estabelecimentos também precisarão respeitar protocolos de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. Entre as medidas estão uso obrigatório de máscara, medição de temperatura, distanciamento entre aparelhos, limpeza reforçada dos ambientes e comunicação com funcionários, alunos e colaboradores.

Uma academia localizada no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, investiu em uma série de melhorias pra poder garantir a segurança dos alunos, como explicou a gerente Natalia Félix. “O primeiro passo da academia quando ele chega na academia ele vai passar pelo tapete sanitizante. O segundo passo é se dirigir às dispensas de álcool em gel para higienizar às mãos. E o terceiro passo é a gente aferir a temperatura dele. Só depois disso ele vai ter acesso à academia”, explicou.

Todo o espaço da academia está sendo adaptado. Alguns equipamentos foram desativados e receberam avisos para aumentar a distância entre os alunos. Nas salas de aula como de jump por exemplo os espaços foram redimensionados para preservar a segurança.

Abertura antecipada

As academias e similares estavam previstos para abrir apenas na oitava etapa do Plano de Convivência de Pernambuco, que ainda não tem data definida. No entanto, o Governo do Estado antecipou a retomada do setor para a sexta etapa levando em consideração o controle da pandemia da covid-19 na região.

Pernambuco tem hoje 1.282 academias e 11.733 profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE)