DOAÇÃO

Com estoque de sangue abaixo do esperado, Hemope pede ajuda dos doadores

Para doar sangue no Hemope é necessário ter mais de 18 anos, pesar mais de 50kg e não fazer o uso de medicamentos controlados

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 12/11/2020 às 15:45
Divulgação
FOTO: Divulgação

A geladeira onde ficam armazenadas as coletas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), no bairro das Graças, em Recife, está praticamente vazia. A situação que preocupa o funcionamento do hemocentro. De acordo com a supervisora de captação da instituição, Josinete Gomes, a disponibilidade está baixa para todos os tipos de sangue. “Neste momento todos são importantes. A gente destaca o A+, O+ e todos os negativos”, disse.

Por conta da pandemia, o número de doadores baixou em torno de 50%. E o Hemope do Recife chegou a atender uma média de apenas 150 pessoas por dia. Embora na última semana o número de doações tenha aumentado, o fluxo de voluntários no local ainda está fora da normalidade esperada e necessária. A supervisora de captação destaca a importância da ação para a garantia da assistência para pacientes que estão em tratamentos médicos.

“É importante para que a gente mantenha o estoque não só para as emergências, mas também para as cirurgias e para as pessoas que no seu tratamento utilizam o sangue”, comentou.

Segurança

Em virtude da pandemia da covid-19 e das recomendações de distanciamento social, todos os protocolos de segurança e de higiene foram adotados pelo hemocentro. A supervisora Josinete Gomes faz um apelo.

“Aquelas pessoas que podem sair de casa, que venham realizar a sua doação. Seja ela doadora, seja aquela pessoa que nunca doou. Os protocolos estão sendo seguidos, ele não está exposto a uma situação de risco”, afirmou.

A doação

Ao chegar no local, é necessário preencher um documento e passar por uma triagem médica. Em seguida, caso a pessoa esteja habilitada para doar, é realizado o encaminhamento para a sala de coleta do sangue. A estudante Débora Lima passou pelo processo e não pensou duas vezes antes de fazer a doação.

“Além de ser um ato de caridade, é um ato humano. Então, doar pela sua família, doar por alguém que você não conhece. Você vai saber que em algum momento da sua vida você vai precisar de alguém. A sua parte, pelo menos, você já fez. Então eu estou fazendo a minha”, disse.

Pré-requisitos

Para doar a pessoa precisa ter mais de 18 anos, pesar mais de 50kg e não fazer o uso de medicamentos controlados. Quem testou positivo para o novo coronavírus só pode doar após 30 dias do desaparecimento de todos os sintomas.

O Hemope está localizado na Rua Joaquim Nabuco, nº 171, no bairro das Graças - Recife. O horário de atendimento no local acontece de segunda a sábado e também nos feriados, das 7h15 às 18h30. Não é necessário agendamento. Para mais informações o hemocentro disponibiliza o telefone 0800 081 1535.