- Covid-19: BioNTech diz que preço da vacina será abaixo do mercado
- Covid-19: UFPE está desenvolvendo vacina com fungos utilizados em pães e cervejas
- Vacina de Oxford: Anvisa confirma morte de voluntário brasileiro
- Pandemia se alastra mais na Europa do que no resto do mundo
- Covid-19: segunda onda que atinge Europa deve chegar ao Brasil, diz biólogo
- Sobre 2ª onda da covid-19 na Europa, professor diz que população esqueceu rapidamente o que aconteceu
Neste domingo (15), milhares de brasileiros foram às urnas nas Eleições 2020. A pandemia da covid-19 alterou o pleito deste ano e diversas medidas precisaram ser respeitadas. Apesar de o foco estar voltado para a escolha dos próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das cidades, a preocupação com os números da pandemia ainda acende o alerta. E, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco acumula 170.860 casos confirmados da doença e 8.827 mortes.
>> Pernambuco anuncia abertura de mais 77 leitos da covid-19
>> Covid-19: 8 meses após primeiras confirmações no Estado, Pernambuco acumula 168.880 casos
>> Saiba como realizar teste da covid-19 no Geraldão, no Recife
>> Primeiro dia de Centro de Testagem da covid-19 no Geraldão tem problemas nos atendimentos
De acordo com os dados da SES-PE, neste domingo (15), foram registrados 307 novos casos da covid-19. Entre os confirmados neste domingo, 24 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 283 (92%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 170.860 casos confirmados da doença, sendo 27.535 graves e 143.325 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Além disso, o boletim registra um total de 151.813 pacientes recuperados da doença. Destes, 17.670 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 134.143 eram casos leves.
Óbitos
Também foram confirmados laboratorialmente 12 novos óbitos (6 masculinos e 6 femininos), registrados entre os dias 31 de agosto e 14 de novembro. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Abreu e Lima (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Carnaíba (1), Caruaru (1), Custódia (1), Gravatá (1), Jaboatão dos Guararapes (2), Olinda (1), Recife (1), Salgueiro (1) e Surubim (1). Com isso, o Estado totaliza 8.827 mortes pela doença.
Os pacientes tinham idades entre 49 e 99 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 50 a 59 (1), 70 a 79 (6) e 80 ou mais (4). Do total, 8 apresentavam doenças pré-existentes: doença cardiovascular (7), diabetes (5), doença renal (2), obesidade (2), hipertensão (1), imunossupressão (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.
Testagem de profissionais
Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 22.567 casos foram confirmados e 39.373 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.