Após polêmica, MEC muda para 1º de março aulas presenciais nas universidades federais

A nova data para volta das aulas presenciais foi publicada em edição extra do Diário Oficial
Da Agência Brasil
Publicado em 08/12/2020 às 9:55
Matrícula será facultativa Foto: Ascom/ UFPE


O Ministério da Educação (MEC) mudou, de 4 de janeiro para 1º de março, o início das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União, nessa segunda-feira (7).

>> UFPE inicia aulas do semestre suplementar

>> Aulas do semestre 2020.1 da UFPE serão retomadas em janeiro de 2021; veja a data

>> Vinte professores da UFPE estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo

>> Covid-19: UFPE está desenvolvendo vacina com fungos utilizados em pães e cervejas

O documento recomenda que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

Portaria anterior

A portaria anterior, publicada no Diário Oficial no dia 2 de janeiro, que determinava a retomada das aulas em janeiro, não foi revogada, mas alterada no trecho que trata do início das aulas presenciais. O recuo do MEC se deu após a determinação ter repercutido de forma negativa.

Na ocasião, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que iria abrir uma consulta pública para "ouvir o mundo acadêmico" antes de tomar uma nova decisão.

O texto da nova portaria diz, ainda, que "os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas", no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory