Nordestino é vacinado contra covid-19 nos EUA e se diz "felizardo"

Gilson Fernandes se vacinou voluntariamente em hospital onde trabalha como médico, em Miami, nos Estados Unidos
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 17/12/2020 às 11:11
Vacina contra o sarampo Foto: CORTESIA


O médico brasileiro Gilson Fernandes, que mora em Miami, nos Estados Unidos, foi um dos primeiros a ser vacinados contra a Covid-19 nos EUA, na última terça-feira (15). Gilson, que nasceu na Paraíba, contou sobre sua experiência em entrevista a Geraldo Freire, na Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (17), durante o programa Passando a Limpo. Ele e cerca de 1.000 profissionais de saúde se apresentaram de forma voluntária para serem os primeiros a receber a vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNtech.

Vacinação no Brasil pode começar em fevereiro de 2021, segundo ministro da Saúde.

“Fui o felizardo aqui nos Estados Unidos de receber a vacina da covid de forma voluntária no hospital onde trabalho. No Jackson Memorial Hospital, recebemos a vacina no segundo dia que ela foi aprovada no país. Foi uma aceitação muito grande do corpo médico. Nós, profissionais de saúde, verificamos que a eficácia e a segurança da vacina são excelentes. Eu recebi a vacina há 36 horas. No dia após a vacinação, eu trabalhei o dia inteiro sem nenhum problema, o único efeito colateral que eu senti foi uma leve dor no braço no local de aplicação da vacina. A mesma coisa que se sente com a [vacina] da influenza”, relatou o paraibano.

Ouça a entrevista:

Listen to Nordestino é vacinado contra covid-19 nos EUA e se diz "felizardo" byRádio Jornal on hearthis.at

Reações

Sobre reações alérgicas à vacina, o médico lembrou que “em toda vacinação existe um risco de processo alérgico”. "Inclusive a vacina da influenza também tem o mesmo risco. Em todos os estudos, as pessoas ficaram em observação de 20 a 30 minutos para ter certeza que nenhuma reação ocorresse”, explicou. Nos primeiros dias de aplicação da vacina da Pfizer/BioNtech contra a Covid-19, foram registrados pelo menos dois casos de reação alérgica severa no Reino Unido e um nos Estados Unidos.

A esposa de Gilson, a também médica Amanda Dantas, postou na sua conta no Instagram: "Me sentindo abençoada por ter a oportunidade de estar na linha de frente para receber a vacina contra a Covid-19 e estar saudável para proteger meus pacientes, minha família e minha comunidade. Gratidão ao @jacksonhealth e à @pfizerinc por nos trazer esperança de dias mais brilhantes. Obrigada à equipe do Jackson Memorial pela sua organização e compromisso de cuidar de todos nós."

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory