Pandemia do novo coronavírus

Pernambuco começa segundo dia de vacinação contra covid-19

Em Pernambuco, chegaram 270 mil doses. No Recife, devem ser vacinados 33 mil pessoas com o primeiro lote

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 19/01/2021 às 8:35
Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/JC Imagem

Após a chegada do primeiro lote da CoronaVac em Pernambuco, pessoas do grupo prioritário já começaram a ser vacinadas contra a covid-19. No Recife, a técnica de enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, foi a primeira a ser imunizada na manhã desta terça-feira (19), no Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, no centro da capital.

Maria José trabalha no hospital desde abril passado, na linha de frente no combate à pandemia. Logo após, outros profissionais de saúde também foram vacinados, como a nutricionista Lívia Nunes, de 27 anos, que precisou se afastar da família para não transmitir o vírus para os entes queridos.

Quem vai ser imunizado na cidade?

Para o Recife, foram enviadas 66.200 doses. Com isso, 33 mil e 100 pessoas devem ser vacinadas neste primeiro momento na cidade, já que cada indivíduo deve receber duas doses do imunizante.

Com a pouca oferta de imunizantes, os contemplados com a vacinação serão os profissionais da área da saúde que trabalham na linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições e pessoas com mais de 18 anos com deficiência que vivem em residências inclusivas.

Somente depois deste primeiro momento, idosos com mais de 75 anos vão entrar na fila. No entanto, não há data prevista para a imunização deste grupo, que só deve ser vacinado, quando chegar um novo lote da vacina no Estado. Não há data definida para a chegada do novo lote.

A previsão da prefeitura é que todas as doses sejam aplicadas em uma semana. A segunda dose vai ser aplicada em 15 dias.