COVID-19

Pernambuco ameaça fechar parques e secretário diz: 'não hesitaremos em tomar novas medidas restritivas'

Secretário André Longo criticou desrespeito às medidas sanitárias nos parques

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/01/2021 às 18:57
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Na semana passada, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, ameaçou, durante coletiva de imprensa online, fechar as praias de Pernambuco. Nesta quarta-feira (20), a ameaça de fechamento foi destinada aos parques das cidades.

Ele justificou que essa é uma possibilidade analisada pelo comitê de enfrentamento à covid-19 diante do aumento de 5,3% nos pedidos de internação em leitos de terapia intensiva (UTI), no Estado, dedicados a casos suspeitos e confirmados da covid-19. Segundo o secretário, 1 mil pacientes estão internados nas UTIs públicas e privadas de Pernambuco. "Sabemos da alta taxa de mortalidade desses pacientes graves. Atingimos, no fim de semana, a marca que nos entristece de 10 mil vidas perdidas para a covid-19. Precisamos reforçar as medidas de cuidado para evitar mais perdas de vidas no nosso estado", disse.

>> "Me arrependo. Não terei coragem de tomar de novo", diz fotógrafo que furou fila da vacina da covid-19 em Jupi, Pernambuco

>> Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação contra covid-19

>> Com doses para menos de 1% da população, secretário de Saúde fura fila da vacinação contra a covid-19 em São José do Egito, Pernambuco

>> Funcionário que não se vacinar contra covid-19 pode ser demitido por justa causa, diz advogado

Secretário pediu que população respeite as medidas sanitárias nos parques
Secretário pediu que população respeite as medidas sanitárias nos parques
Bobby Fabisak/ JC Imagem

O secretário André Longo pediu rigidez das prefeituras para fiscalizar os parques das cidades. "Nos preocupou o que está sendo observado nos parques das cidades, onde o abandono do uso da máscara tornou-se quase que uma normalidade. Estamos aqui advertindo, assim como em relação às praias, dizendo que caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência, caso as prefeituras não sejam mais rígidas nesses espaços de convivência, o comitê de enfrentamento decidiu por avaliar o fechamento desses parques na próxima semana", alertou. "Não hesitaremos em tomar novas medidas restritivas na próxima semana", completou.

Veja a coletiva completa:

Suspensão de eventos

Durante a coletiva de imprensa online desta quarta-feira (20) o Governo de Pernambuco também anunciou a suspensão de eventos sociais e corporativos.

A medida passa a valer a partir do dia 25 de janeiro e terá prazo de 30 dias. O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, falou sobre a determinação. "Os números [da covid-19] são crescentes e preocupantes. O Governo do Estado entende pela suspensão dos eventos sociais e corporativos, a partir desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, pelo prazo de 30 dias. Estão suspensos os eventos sociais e corporativos que podiam ser realizados, até então, com a capacidade de 150 pessoas", detalhou.

São considerados eventos sociais festas de aniversário, casamentos, batizados, formaturas e similares. No dia 6 de janeiro, o Governo do Estado havia anunciado a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Antes, eram permitidas até 300 pessoas.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (20/01), 1.770 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 53 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.717 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 244.814 casos confirmados da doença, sendo 30.437 graves e 214.377 leves.

Também foram confirmados 39 óbitos, ocorridos entre os dias 30/11/2020 e 18/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.098 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.