Pandemia do novo coronavírus

Quarentena em Pernambuco: governo pode anunciar novas medidas restritivas nesta quinta-feira; Estado tem alta no número de mortes

No final de semana do Dia das Mães, comércio vai ter horário especial. Expectativa é sobre protocolos para as próximas semanas em Pernambuco

Atualizada às 18h04
Atualizada às 18h04
Publicado em 06/05/2021 às 11:38
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Em coletiva do governo de Pernambuco, realizada na tarde desta quinta-feira (6), para atualizar dados sobre a pandemia do novo coronavírus no Estado, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, informou que o Governo de Pernambuco decidiu prorrogar por mais 15 dias o decreto atual que restringe o funcionamento de alguns serviços.

Após aparecer no mapa como único estado do Brasil com alta no número de mortes no início da semana, atualmente, Pernambuco tem ao seu lado apenas outros dois estados (Ceará e Paraná) nesta mesma classificação. O atual protocolo se encerraria no dia domingo (9).

Com os dados divulgados na quarta-feira (5), Pernambuco alcançou a marca de 7 dias seguidos com tendência de alta no número de óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus. Com 54 mortes anotadas na quarta, o aumento é de 32% se comparado com os dados de 14 dias antes. Até aqui, já se foram 14.333 vidas perdidas para a covid-19 nas cidades pernambucanas.

Como se o alto número de mortes não bastasse, a ocupação de leitos disponíveis para estes pacientes é crítica. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 1.657 pessoas estavam internadas com covid-19 em leitos de UTI no serviço público, o que representa uma ocupação de 97%.

Em Caruaru, no Agreste, a situação é ainda pior do que a média estadual. Nos hospitais, Mestre Vitalino de campanha, Manoel Afonso, Regional do Agreste e Unimed, a taxa de ocupação é de 100%, ou seja, não há mais vagas. O hospital Santa Efigênia, está com 90% de ocupação.

Em Garanhuns, também no Agreste, a ocupação em leitos de UTI da rede municipal também está em 100%. Procurada pela Rádio Jornal, a secretaria de Saúde municipal disse que não há mais espaço físico para instalação de novos leitos.

Vacinação atrasada

Além de tudo isso, a vacinação contra a covid-19 é outra preocupação. Por falta de várias cidades interromperam a aplicação da segunda dose da CoronaVac em pessoas que já tinham recebido a primeira parcela do imunizante. A capital, Recife, foi uma das cidades que adiou a aplicação da segunda dose.

Protocolo

No atual protocolo estabelecido pelo governo de Pernambuco, que foi estendido até o dia 24 de maio, o Estado autoriza o funcionamento de atividades comerciais das 10h às 20h durante a semana e, das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados. Celebrações religiosas podem acontecer das 5h às 20h de segunda-feira a sexta-feira, e das 5h às 18h nos finais de semana e feriados.

O protocolo atual também autorizou a retomada de comércio em praias 9h às 16h de segunda-feira a sexta-feira. Lojas de bairros e de material de construção também tiveram aumento no tempo permitido de abertura.

Anúncio

Normalmente, o anúncio do governo estadual é feito por volta das 16h30 ou 17h. A cobertura completa você encontra aqui no site da Rádio Jornal.