EMPREENDEDORISMO

No mês do trabalho, SJCC foca no empreendedorismo com dicas, divulgação de pequenos negócios e debates

Através do "Projeto Empreender", todos os veículos de comunicação do sistema vão discutir o tema, divulgar empreendedores e dar dicas de como abrir e gerir uma empresa

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 13/05/2021 às 13:00
Acervo/JC
FOTO: Acervo/JC

"Empreender para mudar de vida" tem sido o lema de muita gente que sonha em ter o próprio negócio. Essa não é uma tarefa fácil, mas acreditar já é um bom começo. Por isso, neste mês do trabalho, o Sistema Jornal do Comércio de Comunicação (SJCC) dá início ao "Projeto Empreender", que visa a valorizar iniciativas empreendedoras de Pernambuco, por meio de ações realizadas nos veículos de comunicação.

O diretor de marketing do SJCC, Carlos Humberto Rocha Júnior, explicou o projeto. “Para nós, o empreendedorismo é uma das molas propulsoras da economia, especialmente na retomada que estamos vivendo. Acreditamos que nossa iniciativa pode fazer a diferença para quem está pensando em empreender e precisa daquele último empurrãozinho. Nossa intenção é contar as histórias de quem empreende, com todas as suas dificuldades e sucessos, para mostrar que esse é um caminho viável para nós enquanto sociedade. Quem empreende cresce, ajuda outras pessoas a crescer, ajuda a desenvolver a economia da região em que atua. Os desafios são grandes, mas as recompensas estão à altura”, explica.

Rádio Jornal

A Rádio Jornal dá início à programação do Empreender com uma série de debates, sempre às sextas-feiras, às 11h. A primeira edição (14/05) tem o tema "Os caminhos para empreender" e a equipe da emissora convidou Leonardo Carolino, gerente do Sebrae no Grande Recife, e José Tarcísio da Silva, presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Pernambuco. Sempre às sextas, no mesmo horário e até o dia 4 de junho, o empreendedorismo vai tomar conta do debate da Rádio.

"Nesses debates, a gente vai tratar de tudo que envolve o mundo do empreendedorismo, sobretudo do pequeno empreendedor. Os caminhos para empreender, como abrir e gerir uma empresa, como buscar o sucesso, como manter os impostos em dia... O pequeno e o médio empreendedor são os grandes responsáveis pela geração de emprego e de renda no país. Com a pandemia, eles vêm sofrendo muito. A nossa intenção é apontar esses caminhos, valorizar esses empreendedores, que são tão importantes para a nossa economia", afirma Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal.

A Rádio Jornal também está veiculando o Momento Empreendedor: pílulas com foco no empreendedorismo local, veiculadas ao longo da programação diária, aproveitando a capilaridade da emissora no Recife e no interior de Pernambuco. As peças trazem dicas e informações alinhadas às várias atividades econômicas presentes no Estado, dando destaque ao DNA dos negócios de cada região.

TV Jornal

No dia 15 de maio, tem estreia na TV Jornal: o Projeto Empreender ganha as telas da emissora, com quatro episódios, sempre aos sábados, às 12h30, em uma parceria que conta com equipes do Recife e do Interior para revelar o que empreendedores de todo o Estado têm feito para inovar e se manter no mercado. No primeiro programa, o tema é o empreendedorismo feminino.

“A multiplicidade de papéis que as mulheres desempenham são uma característica fundamental para uma boa gestão. O que estamos buscando é mostrar o que as empresas gerenciadas por elas têm de diferente, como conquistam e incentivam suas equipes, o que trazem de pessoal e transformam em ferramenta de trabalho. Encontramos personagens diversificadas e muito interessantes, acho que vamos agradar em cheio a nossa audiência”, comenta Carlos Humberto.

Nos episódios seguintes, o programa vai abordar a faca de dois gumes que é empreender ao mesmo tempo em que se qualifica; as principais questões burocráticas que envolvem a abertura e a manutenção de um empreendimento; e o futuro do empreendedorismo, especialmente no que diz respeito a aspectos como tecnologia e sustentabilidade. O Empreender vai ao ar aos sábados, às 12h30, na TV Jornal.

NE10

O Portal NE vai abrigar a Vitrine do Empreendedorismo Pernambucano, divulgando gratuitamente o trabalho feito por pequenos empreendedores que estejam atuando como Microempreendedores Individuais (MEIs). Para expor seu produto ou serviço na nossa vitrine, basta mandar um e-mail para [email protected], com seu nome, foto do produto ou serviço, CNPJ, descrição da atividade em até 2 linhas, telefone, e-mail e link do seu site ou rede social.

“Além dos convidados que vão participar dos debates e dos personagens que vamos mostrar no Empreender, na TV Jornal, o NE10 entra com a força de sua audiência para divulgar os produtos e serviços desses micro e pequenos empresários. É uma oportunidade para que os empreendedores com MEI divulguem os seus negócios por meio desse canal no Portal NE10. Exibir esses produtos e serviços e quais os contatos para encontrar os pequenos empreendedores é uma forma de valorizar e de dar visibilidade a quem está começando, mas tem muito potencial para crescer”, explica Lívia Bem, gerente de Marketing Institucional do SJCC.

Será possível acessar a Vitrine tanto na home do NE10 quanto na do NE10 Interior, valorizando empreendedores que têm atuação nas diferentes regiões do Estado.

JC

O Jornal do Commercio vai produzir uma série de reportagens, com veiculação semanal, tendo diversos recortes do empreendedorismo como foco. “O movimento que o empreendedorismo provoca, o alcance que ele tem e as mudanças que é capaz de suscitar são aspectos que sempre chamam a nossa atenção, ainda mais em um momento de crise como este. Tivemos um 2020 dificílimo e este ano não está sendo muito diferente, diante de todos os impactos da covid-19 na sociedade. Mesmo com essas dificuldades, muitas pequenas e médias empresas têm conseguido atuar e, segundo dados do Sebrae, são responsáveis por 75% dos empregos formais gerados em janeiro passado. É um setor muito importante, o que por si só justifica a atenção do Sistema JC”, pontua Laurindo Ferreira, diretor de redação do JC.