PANDEMIA

SES-PE registra 2.645 novos casos de covid-19 e mais 65 óbitos

Pernambuco atingiu 511.829 casos de Covid-19 desde o início da pandemia

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/06/2021 às 13:42
Filipe Jordão/JC imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC imagem

Mais 2.645 casos da covid-19 foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta quinta-feira (10). Entre os confirmados hoje, 175 (6,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.470 (93,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 511.829 casos confirmados da doença, sendo 46.893 graves e 464.936 leves.

A SES-PE também confirmou mais 65 óbitos, ocorridos entre 05/07/2020 e 09/06/2021. Com isso, o Estado totaliza 16.614 mortes pela Covid-19.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95

Expectativa por mais restrições

O Governo de Pernambuco deve anunciar nesta quinta-feira (10) o novo protocolo de restrições em atividades econômicas por razão da pandemia do novo coronavírus, que segue se alastrando pelos municípios. No boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (9), o Estado tinha 97% de leitos de UTI ocupados, o que beira o colapso no sistema de saúde.

Tradicionalmente, às quintas-feiras, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, faz um pronunciamento e responde a perguntas de jornalistas previamente enviadas à assessoria de comunicação da pasta. Normalmente, este pronunciamento acontece no período vespertino. A expectativa é que, no evento desta quinta (10), Longo aborde os novos horários de funcionamento a serem seguidos pelos setores econômicos, uma vez que o atual protocolo se encerra no próximo domingo (13).