Caçada a Lázaro Barbosa

Quem é Babaçu, o caçador que ajuda nas buscas a Lázaro Barbosa? Ele diz que dorme na mata, corre descalço e promete achar serial killer

Babaçu diz conhecer bem a região. Ele afirma que perdeu o pai aos 5 anos de idade e começou a caçar aos 7

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 22/06/2021 às 8:06
Reprodução
FOTO: Reprodução

ATUALIZAÇÃO: Babaçu desistiu de ajudar nas buscas por Lázaro. Entenda clicando aqui.

Além dos 270 homens das policias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, a força-tarefa que tenta encontrar Lázaro Barbosa de Sousa há 14 dias conta com o reforço de um homem de fora das forças armadas. Babaçu, como é conhecido o homem que não teve o nome de batismo revelado, é um caçador que mora na região e diz conhecer bem as matas por onde o "serial killer de Brasília" tem se escondido. Nesta quarta-feira (23), Babaçu desistiu de ajudar nas buscas.

Babaçu se ofereceu para ajudar nas buscas por Lázaro nas redes sociais. Ele contou que perdeu o pai aos 5 anos de idade e que começou a caçar aos 7 anos. De acordo com a Record e com o portal Metrópoles, Babaçu pediu dinheiro, uma arma calibre 12 e roupas camufladas do Exército para ajudar nas buscas. Ele começou a trabalhar já na tarde da segunda-feira (21) e fotografias mostram que ele usa um colete balístico.

>>> Lázaro ligou para a mãe após chacina, revela tia do criminoso; veja aqui o que ele contou no telefonema.

"Já fui o melhor maratonista da região. Há uns seis meses, não estou caçando mais, mas o mato é minha casa. Se levar eu, se der o que eu quero, eu consigo achar esse cara para vocês. Dentro do mato é minha casa. Eu já matei bicho demais na minha vida para comer e vender. Eu só quero uma 12 e uma camisa e uma calça do Exército, que eu consigo achar ele", disse o homem. "Eu só quero o último lugar que ele teve, eu acho ele", prometeu Babaçu em vídeo que circula nas redes sociais. Vários perfis fakes já foram criados em nome do homem, inclusive.

Moradores da região dizem aprovar a participação do homem. Desde o início das buscas, há reclamações sobre o fato dos policiais que participam da operação não conhecerem bem as entranhas das matas da região. "Queria que os caçadores da minha comunidade entrassem junto com a polícia, mas minha voz não foi ouvida. O meu marido conhece a fazenda, cada vizinho conhece sua a fazenda e entrariam junto com a polícia e cercaria. Acredito que em 3h ou 4h eles pegariam (Lázaro) com toda certeza", disse à Record Jorlene Costa, uma mulher grávida que está dormindo com a família dentro de um carro, em frente ao centro que reúne policiais da operação, por medo de ficar em casa, enquanto Lázaro está foragido.

>>> Plano de Lázaro é fugir para outro estado.

Lázaro tem 32 anos e uma longa ficha criminal que inclui homicídio, estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.
Lázaro tem 32 anos e uma longa ficha criminal que inclui homicídio, estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.
SBT/ TV Serra Dourada

Mais sobre Babaçu

O homem conhecido como Babaçu diz que pode dormir ao relento, no meio da mata e que consegue até correr descalço, sem tênis, no piso de pedras. De acordo com o Metrópoles, Babaçu está integrado a um grupo da Polícia Federal desde a segunda-feira (21).

Não se sabe ao certo qual a quantia exigida por Babaçu para ajudar nas buscas, mas o homem disse no vídeo que podia "negociar" o valor.

>>> Polícia tem pouca estrutura para buscar por Lázaro, diz jornal.

>>> Laudo diz que Lázaro é psicopata.

Por que é tão difícil prender Lázaro? Veja vídeo e entenda:

Buscas por Lázaro

As buscas por Lázaro Barbosa se concentram em uma área de aproximadamente 10km quadrados. Além de Babaçu e dos policiais, cães farejadores, helicópteros e drones estão na mata procurando pelo homem que é apontado como assassino de cinco pessoas neste mês de junho, no Distrito Federal. Fora da mata, a PRF faz uma mega operação nas estradas da BR-070, vasculhando veículos na tentativa de evitar que Lázaro consiga fugir para outra cidade.