Natureza

Vulcão em erupção nas Ilhas Canárias hoje, segunda-feira, 20: confira últimas notícias e vídeos

Apesar de erupção no vulcão Cumbre Vieja, autoridades seguem tranquilizando população, pois não há alerta de tsunami

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/09/2021 às 7:12
Reprodução/Twitter Canarias Ahora
FOTO: Reprodução/Twitter Canarias Ahora

Já se passaram 20 horas desde que o vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, começou a expelir lava. De acordo com autoridades locais, dezenas de casas foram destruídas pela força do material quente, e milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. Por enquanto, no entanto, os desastres são apenas locais, sem qualquer alerta de que um tsunami seja formado a partir do vulcão.

>>> Lava de 6 metros de altura e 1000ºC, vulcão com 7 fissuras e muita lava ainda por vir; veja curiosidades do Cumbre Vieja.

As Ilhas Canárias formam um arquipélago dominado pela Espanha na costa oeste da África. Como já explicado repetidas vezes, a hipótese de um tsunami só se confirmaria se o tipo de erupção fosse do tipo explosiva. Este evento iria, primeiro, causar seríssimos danos e mortes no arquipélago e também em países mais próximos das ilhas, como o Marrocos que está a apenas 100 quilômetros de distância. Em seguida, grandes ondas poderiam ser formadas no Atlântico, mas especialistas afirmam que a distância de mais de 4 mil quilômetros entre o Cumbre Vieja e o Nordeste Brasil seria suficiente para reduzir a intensidade das ondas que chegariam ao nosso país.

Evacuação em massa

De acordo com o jornal espanhol El País, pelo menos 5 mil pessoas já tiveram de deixar suas casas em cinco cidades mais próximas do vulcão. Especula-se que, com o correr dos dias e o avanço da lava, até 10 mil pessoas precisem se deslocar para locais mais seguros.

Vulcão segue cuspindo fogo nas Ilhas Canárias
Vulcão segue cuspindo fogo nas Ilhas Canárias
Reprodução/TV Canaria

A região onde o vulcão está localizado é de difícil acesso e poucas pessoas moram nas proximidades. Mesmo assim, no domingo, autoridades já haviam começado o processo de retirada de moradores isolados no local. Felizmente, até a última atualização desta reportagem, não havia registro de mortos ou feridos. Apesar disso, há uma grande operação de bombeiros e profissionais de saúde em alerta no hospital da região para socorrer eventuais vítimas.

Segundo o Instituto Volcanológico de Canarias (Involcan), há pelo menos 7 fissuras por onde a lava sai do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma.