FATALIDADE

O que é arma cenográfica? Ator Alec Baldwin matou colega de set durante filmagem com tiro acidental

Após o acidente no set de filmagem, Alec Baldwin ficou desesperado com a morte da colega de trabalho

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/10/2021 às 15:03
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

As investigações sobre a morte da diretora de fotografia Halyna Hitchins, que foi atingida por um disparo efetuado pelo ator Alec Baldwin, 63, vão esclarecer o que de fato aconteceu no set de filmagem, nesta quinta-feira (21), que culminou na tragédia. O astro hollywoodiano usava uma arma cenográfica no momento do episódio.

>> Fotos mostram Alec Baldwin desesperado e chorando após matar acidentalmente colega de trabalho durante gravação de filme

Munição verdadeira foi usada

O Social 1 revelou que, segundo a IATSE Local 44, sindicato das pessoas que trabalham na indústria de entretenimento, a arma cenográfica utilizada por Alec Baldwin continha "munição verdadeira'. Ainda de acordo com o sindicato, quem preencheu os objetos cenográficos, fez a decoração, os efeitos especiais e construiu os departamentos de 'Rust' foi o Novo México, e não os membros do Local 44.

O que é uma arma cenográfica?

Semelhante a uma arma de fogo normal, a arma cenográfica não tem a mesma nocividade intencional. Segundo o site UOL, no teatro, por exemplo, as armas de "adereço" são quase sempre réplicas não operáveis ou têm dispositivos de segurança para garantir que não sejam perigosas.

De acordo com o G1, a arma cenográfica pode variar conforme a produção e podem ser usadas dos seguintes tipos: armas com balas de festim; armas completamente falsas, construídas com outros materiais como borracha; armas verdadeiras que tiveram problemas de funcionamento e por isso se tornaram inoperantes.

Uma bala possui quatro partes estojo (cápsula), pó propelente (geralmente pólvora), espoleta (na base do cartucho) e
projétil (na ponta). Ao ser disparada, a espoleta solta uma fagulha e queima o propelente, que libera gases em alta temperatura e empurra o projétil em uma alta velocidade.

As balas de festim, que são mais conhecidas pelo público em geral, não têm o projétil. A ponta do cartucho fica vazia ou pode ser substituída por outros materiais, como algodão ou papel, sem poder letal. No entanto, ao serem disparadas, mesmo sem o projétil, elas soltam detritos que podem queimar ou ferir quem estiver por perto.