FOLIA

Vai ter feriado de Carnaval em 2022? Veja a resposta

A festa está marcada para ocorrer de 26 de fevereiro a 1º de março

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 10/01/2022 às 14:18 | Atualizado em 20/01/2022 às 21:21
Notícia
PREFEITURA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA
Em 2021, por causa da pandemia, muitos locais, como Pernambuco, suspenderam o ponto facultativo - FOTO: PREFEITURA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA

Com o cancelamento do Carnaval em diversas cidades do Brasil por causa do aumento de casos de covid-19 e da gripe H3N2, uma grande incógnita surgiu na cabeça daqueles que amam a folia de momo — e de quem não curte também: vai ter feriado de Carnaval em 2022?. A festa está marcada para ocorrer de 26 de fevereiro a 1º de março.

Este ano terá feriado?

.

Antes de responder a esta pergunta, é preciso explicar uma coisa: ao contrário do que muitos imaginam, a data festiva não é um feriado nacional e apenas alguns lugares, como o Rio de Janeiro, a consideram feriado municipal. Desta maneira, em locais em que o Carnaval não é feriado, o empregador pode convocar os funcionários como um dia normal de trabalho, sem acréscimo na remuneração.

Mas retornando ao que interessa: vai haver folga no Carnaval 2022? Por enquanto, não há registros de prefeituras ou outras instâncias governamentais que decidiram pela suspensão ou manutenção do feriado/ponto facultativo.

Feriado suspenso em 2021

Em 2021, por causa da pandemia, muitos locais, como Pernambuco, suspenderam o ponto facultativo. Desta maneira, servidores públicos estaduais permaneceram em atividade no período do Carnaval. À época, o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, afirmou que a medida serviria para evitar aglomerações nas praias, no transporte público e no comércio.

"Agora, viemos anunciar a suspensão do ponto facultativo no carnaval. A segunda e a terça-feira, que eram ponto facultativo, não acontecerão mais dessa forma. As repartições públicas funcionarão normalmente, para evitar aglomerações nas praias, no transporte público, no comércio", disse Novaes.

O Estado de São Paulo tomou a mesma decisão do governo pernambucano. “Estamos numa segunda onda da Covid-19. Não é razoável que festividades e encontros venham a ocorrer durante uma situação tão trágica e difícil”, afirmou o governador João Doria à época.

A Bahia, dona de um dos mais tradicionais carnavais do país, também seguiu o que foi decidido pela maioria dos governadores e cancelou o ponto facultativo no carnaval. O mesmo foi adotado no Rio de Janeiro.

Comentários