TESTE DE COVID

Covid-19: Pernambuco abre mais postos de testagem; veja os novos locais

Governo de Pernambuco ampliou pontos de testagem gratuita para detecção da covid-19 diante da aceleração das doenças respiratórias no Estado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 19/01/2022 às 17:34 | Atualizado em 19/01/2022 às 17:35
Notícia
Bruno Campos/ JC Imagem
Paciente realiza teste para detecção do vírus da influenza e da covid-19 - FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

O Governo de Pernambuco abriu mais dois postos de testagem gratuita para detecção da covid-19. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) durante coletiva de imprensa. A medida foi adotada para atender à alta demanda diante da aceleração das doenças respiratórias no Estado.

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na última terça-feira (18), a cada 100 testes rápidos de antígeno realizados nos centros estaduais de testagem, 35 positivaram para Covid-19. Já a positividade geral das amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) está em 19% – na semana epidemiológica 51 de 2021 (dezembro), a taxa era de apenas 2,8%. 

.

Os novos postos de testagem 

Os novos pontos funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda. Quem se dirigir aos locais poderá realizar o teste rápido de antígeno para detecção do vírus e saber o resultado em cerca de 20 minutos. Ambos funcionarão de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.

O centro de testagem do Dona Lindu funcionará próximo à bilheteria do Teatro Luiz Mendonça, atendendo a demanda de pedestres, com a atuação de uma equipe de 37 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. O atendimento deve começar os atendimentos na próxima segunda-feira (24/01).

Já o centro de testagem do Cecon atenderá tanto a demanda de pedestres como a demanda de drive-thru. Para o posto do Centro de Convenções, atuarão 61 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. O ponto do Cecon iniciará as atividades até o final deste mês. 

“A testagem, principalmente com a introdução da variante Ômicron, é fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos confirmados de covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a disseminação do vírus", explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Convocação de novos profissionais 

Para composição das equipes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vai convocar mais profissionais aprovados em concurso e seleções simplificadas da pasta.

Para garantir que não faltem exames para a população, André Longo anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde está com processo em andamento para aquisição de mais 800 mil testes rápidos de antígeno, que se somarão aos mais de 400 mil testes que já estão em estoque.

Cenário epidemiológico 

Na segunda semana epidemiológica de 2022, a SES-PE registrou uma desaceleração dos casos de Síndrome respiratória aguda grave (Srag). Foram 1.189 notificações, o que representa uma redução de 15% em uma semana e um crescimento de 25% em 15 dias. Neste mesmo período, foram 672 solicitações por vagas de UTI – uma redução de 16% em uma semana e de 15% nos últimos 15 dias.

Longo alertou que este movimento ainda é resultado do impacto dos números de influenza A (H3N2) registrados nos últimos dias de 2021 e começo de 2022. O gestor ainda alertou que, diante da circulação da variante Ômicron da Covid-19, a recomendação é seguir com todos os cuidados necessários. “Não podemos baixar a guarda. A Covid-19 ainda é uma ameaça e nosso alerta se volta, agora, para a variante Ômicron, que já é dominante em nosso Estado e tem impactado no aumento da positividade dos casos leves da doença”, pontuou André Longo. 

Comentários