Tragédia em Petrópolis

Quantas pessoas morreram em Petrópolis? Número de mortos subiu hoje; veja últimas notícias

Cerca de 500 bombeiros trabalham na tragédia de Petrópolis; número de mortos ainda deve subir

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 17/02/2022 às 10:49 | Atualizado em 18/02/2022 às 11:49
Notícia
CARL DE SOUZA / AFP
Destruição causada pela chuva em Petrópolis - FOTO: CARL DE SOUZA / AFP

A bela e turística cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, vive um de seus momentos mais dramáticos. Após uma forte chuva na tarde da última terça-feira (15), regiões de morro sofreram com deslizamentos e a enxurrada de lama e água deixou um rastro de destruição e mortes.

Leia mais

PETRÓPOLIS: após chuvas, importantes pontos turísticos da cidade sufocam em lama; veja imagens

Até a manhã desta quinta-feira (17), 104 mortes já haviam sido confirmadas pelas autoridades locais. Estima-se, no entanto, que esse número ainda vai subir muito - talvez, dobrar. É que 134 pessoas seguem desaparecidas, provavelmente, soterradas. 

As buscas pelos desaparecidos são feitas por bombeiros, policiais e voluntários. Cães farejadores também ajudam nas buscas, mas a instabilidade do terreno, ainda bastante encharcado atrapalha o processo de localização das vítimas. 

Para se ter uma ideia, em alguns pontos da cidade, a lama ocupa todo o primeiro andar de algumas residências. Na manhã desta quinta, as ruas ainda estão tomadas de lama. Pedras, árvores e até carros ainda estão espalhados pelas ruas, o que dificulta o trabalho dos socorristas. Em alguns casos, somente com a ajuda de escavadeiras é possível remover os destroços, mas o uso de veículos pesados não podem ser usados em todos os lugares - já que vítimas ainda podem estar vivas em bolsões de ar, embaixo dos escombros. 

Como ajudar?

De acordo com a prefeitura de Petrópolis, 54 casas ficaram destruídas e mais de 300 pessoas foram acolhidas em abrigos temporários. 

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis está coletando donativos para as vítimas da tragédia. Podem ser doados alimentos, cobertores, água potável, roupas, itens de limpeza, além de dinheiro. 

Para doação em dinheiro, os dados bancários são os seguintes:

Banco do Brasil
Agência: 2885-1
Conta: 127599-2
CNPJ 27.219.757/0001-27
Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis

.

Comentários