Caso Monark

Monark volta a se pronunciar após falas consideradas nazistas: "Liberdade de expressão morreu"

O criador de conteúdo Bruno Aiub, conhecido como Monark, foi expulso do Flow Podcast e agora tentar alavancar uma nova carreira

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 18/02/2022 às 9:14 | Atualizado em 18/02/2022 às 9:25
Notícia
Reprodução / Youtube
Youtuber Monark - FOTO: Reprodução / Youtube

O podcaster e youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, voltou à internet mais uma vez para pedir por “liberdade de expressão”. Na manhã desta sexta-feira (18), Monark usou suas redes sociais para protestar contra um e-mail que recebeu da plataforma do Youtube.

Na publicação, ele alegou estar sofrendo “perseguição política” da plataforma. “Eles me proibiram de criar um novo canal para poder continuar minha vida, pessoas poderosas querem me destruir. Liberdade de expressão morreu”, comentou.

 De acordo com a plataforma, os recentes comentários de Monark, que pregavam pela legalização de um partido Nazista no Barsil, podem causar “danos significativos” à comunidade de usuários do Youtube.

O vídeo do episódio do Flow Podcast, em que aconteceu o debate sobre o regime totalitário alemão, também vai contra as diretrizes de responsabilidade do criador de conteúdo, que fazem parte das políticas de monetização dos canais do Youtube.

 .

O e-mail recebido por Monark, ainda chamou atenção para a responsabilidade que os criadores da plataforma devem ter dentro e fora da rede social.

"Isso significa que um criador de conteúdo deve ser respeitoso com sua audiência e terceiros - tanto dentro como fora da nossa plataforma”, escreveu a empresa.

Suspensão da monetização

Monark foi impossibilitado de monetizar o seu atual canal no Youtube e, por isso, não poderá mais lucrar com o conteúdo que está publicado. Enquanto a suspensão da monetização estiver valendo, o podcaster também não poderá criar um novo canal, como planejava após ser demitido do Flow.

No domingo (13), em entrevista ao jornal americano The New York Times, Monark revelou que gostaria de começar um novo podcast. Um programa no mesmo estilo do Flow, ou seja, conversas gravadas e publicadas no Youtube.

Agora, Monark deverá procurar outra plataforma para tentar seguir com seus novos planos de carreira.

Comentários