Guerra Rússia e Ucrânia

GUERRA UCRÂNIA E RÚSSIA: Veja o que a Europa vai fazer para ajudar a Ucrânia; Reino Unido promete sanções contra Moscou

Guerra na Ucrânia foi iniciada nesta quinta-feira (24) pela Rússia

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 24/02/2022 às 9:28 | Atualizado em 24/02/2022 às 10:23
Notícia
Reprodução/CNN Brasil
Guerra Ucrânia e Rússia; explosão é vista na capital ucraniana de Kiev nesta quinta-feira, 24 de fevereiro - FOTO: Reprodução/CNN Brasil

A guerra na Ucrânia está sendo acompanhada com atenção pelos líderes europeus, preocupados com a possibilidade da tensão se estender por outros países ou causar crises em todo o continente. Nesta quinta-feira (24), o primeiro ministro do Reino Unidos, Boris Johnson, prometeu sanções contra a Rússia. 

Leia mais: Onde fica a Usina Nuclear de Chernobyl? Entenda como local tem sido usado na guerra Rússia x Ucrânia

Em uma declaração ao vivo, Johnson deixou claro que apoia a Ucrânia "nos meses que estão por vir" e disse que a invasão russa é um ataque contra a democracia.

O primeiro ministro disse que a Ucrânia teve, por décadas, liberdade e que o Reino Unido vai se esforçar para ajudar o país a restabelecer a independência. 

Johnson também anunciou que, entre as sanções contra a Rússia, deve diminuir a dependência de petróleo e gás da Rússia "que dão tanto poder à Rússia".  "Essa guerra é sobre o direito de um povo independente de escolher o próprio futuro", afirmou o britânico. 

.

Além disso, o governo do Reino Unido também convocou o embaixador russo para prestar explicações sobre a crise. 

Outros países

Na França, o presidente Emmanuel Macron condenou a ação russa e pediu que as operações contra a Ucrânia sejam encerradas. O francês também disse que vai enviar dinheiro e equipamentos de defesa para a Ucrânia. 

A Alemanha disse que vai oferecer ajuda a refugiados e condenou o que chamou de "guerra só vista nos livros de história". 

A Suécia confirma que vai apoiar sanções contra a Rússia. A Polônia pediu o fim das ações militares da Rússia contra a Ucrânia.

 

Comentários