DETERMINAÇÃO

BLOQUEIO DO TELEGRAM NO BRASIL: Quando o Telegram vai ser bloqueado? Saiba tudo sobre decisão de Alexandre de Moraes, do STF

Ordem de Moraes foi divulgada nesta sexta-feira (18)

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 18/03/2022 às 16:38 | Atualizado em 18/03/2022 às 18:07
Notícia
Reprodução/ Internet
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou hoje (18), o bloqueio do Telegram no Brasil - FOTO: Reprodução/ Internet

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. A ordem foi assinada na quinta-feira (17) e divulgada nesta sexta-feira (18).

.

Por que o Telegram vai ser bloqueado?

A determinação de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que afirma que o Telegram não coopera com “autoridades judiciais e policiais de diversos países."

Segundo a PF, o aplicativo de mensagens usa a "atitude não colaborativa" com autoridades "como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

A ordem acontece depois do aplicativo de mensagens não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, como o do blogueiro Allan dos Santos - que inclusive é investigado no Supremo em dois inquéritos, relacionados à divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte, além da atuação em uma milícia digital.

O Telegram é usado não apenas para propagar informações falsas, mas também discursos de ódio, propaganda nazista e até para vendas de certificados de vacinação.

Em sua determinação, Moraes explicou que "a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira". Segundo o ministro do STF, o desrespeito às leis brasileiras por parte do aplicativo fere a Constituição.

Quando o Telegram vai ser bloqueado?

A decisão de Moraes foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem inviabilizar a utilização do Telegram no Brasil.

A determinação do bloqueio do aplicativo de mensagens ainda está em fase de cumprimento, então ainda não há previsão para a suspensão, segundo a TV Globo.

Em caso de descumprimento das empresas, Moraes estabeleceu multa diária de R$ 100 mil em 24 horas após a notificação.

Comentários