CARNAVAL

TUIUTI: Letra do samba-enredo, cores, desfile, princesa de bateria que viralizou na web e história da Escola de Samba do Rio de Janeiro

Confira detalhes sobre a escola de samba

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 19/04/2022 às 19:38 | Atualizado em 20/04/2022 às 15:43
Notícia
REPRODUÇÃO/PARAÍSO DO TUIUTI
Desfile da Paraíso do Tuiuti em 2018 - FOTO: REPRODUÇÃO/PARAÍSO DO TUIUTI

A Paraíso do Tuiuti é a primeira escola a desfilar no grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro neste sábado (23). Com as cores amarelo ouro e azul pavão, a escola de samba vai homenagear os orixás, na figura de personalidades negras como Mandela, Mary Jackson, Mercedes Batista e Chadwick Boseman.

A apresentação está prevista para às 22h deste sábado (23), o segundo dia de desfiles.

.
HISTÓRIA DA PARAÍSO DO TUIUTI

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti foi fundado em 5 de abril de 1952, com as cores amarelo ouro e azul pavão. A escola de samba tem como símbolo uma coroa, sua madrinha Mangueira.

O nome da escola deriva da junção de "Paraíso das Baianas" com "Unidos do Tuiuti", as duas primeiras escolas do morro. 

A atuação da Paraíso do Tuiuti, inicialmente, foi discreta. Entretanto, em 1968, a escola tirou o primeiro lugar no Grupo 3 e vai para o Grupo 2. No ano seguinte conseguiu o terceiro lugar no Grupo 2.

No início da década de 1980, a escola viveu um momento marcante: graças ao empenho da carnavalesca Maria Augusta Rodrigues, que deu o título do Grupo A para a escola que não tinha patrono.
 

A escola continuou crescendo e se fortalecendo até que, convidada a participar do Grupo A em 2000, apresentou o enredo sobre Dom Pedro II e se conquistou o título de vice-campeã.

Em 2017, a agremiação vivenciou um acidente: um carro alegórico colidiu com as laterais da Marquês de Sapucaí, deixando 20 pessoas feridas. Uma das vítimas não resistiu e morreu cerca de dois meses depois.

.

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS
Em 2017, um dos carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti colidiu com as laterais da Marquês de Sapucaí, deixando 20 pessoas feridas - REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Por também ter ocorrido incidentes com a Unidos da Tijuca, a União da Ilha e a Mocidade de Padre Miguel, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu suspender o rebaixamento das últimas colocadas na época.

QUANTAS VEZES A TUIUTI JÁ GANHOU O CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO?

Nenhuma. Em 2018, a escola conseguiu seu melhor resultado no grupo especial como vice-campeã, atrás da Beija-Flor por 1 décimo. O enredo intitulado "Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?" foi sobre os 130 anos da Lei Áurea.

DESFILE DA TUIUTI EM 2022

O desfile de 2022 da Paraíso da Tuiuti vai associar 20 personalidades negras contemporâneas a 20 divindades africanas de acordo com suas características, explicou o carnavalesco Paulo Barros.


PRINCESA DE BATERIA QUE VIRALIZOU NA WEB

A princesa da bateria da Paraíso do Tuiuti, Mayara Lima, viralizou nas redes sociais no último final de semana. A musa mostrou que se garante no samba durante o aquecimento para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.


A sincronia de Mayara Lima impressionou os internautas e atingiu mais de quatro milhões de visualizações no Twitter. A sambista de 24 anos recebeu elogios de famosos, como Regina Casé, Pocah, Rebecca e Maria.

Mayara nasceu em Cidade de Deus, bairro da zona oeste do Rio e é casada com Renan Marins, vice-presidente da Unidos de São Cristovão e diretor de barracão da Paraíso do Tuiuti. Ela também é é mãe de Arthur, de 3 anos.

A sambista fará a sua estreia como princesa da bateria da Paraíso do Tuiuti. Entretanto, o rosto de Mayara já é conhecido no carnaval carioca: ela desfila pela agremiação de São Cristóvão, Zona Norte do Rio desde 2011.

LETRA DO SAMBA-ENREDO

 

ESCOLAS DE SAMBA DO RIO: Quem tem sua torcida no 2° dia de desfiles do Grupo Especial?

Comentários