SAÚDE

Pílula anti-ressaca é lançada no Reino Unido e esgota em menos de um dia; entenda como suplemento funciona

Nova invenção promete aliviar os incômodos dos efeitos deixados no corpo após o consumo exagerado de álcool, como dor de cabeça, cansaço ou tontura

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 06/07/2022 às 11:49 | Atualizado em 06/07/2022 às 11:49
Notícia
Pixabay
Lotes iniciais da pílula da ressaca esgotaram no primeiro dia de vendas - FOTO: Pixabay

Já pensou em acordar sem nenhum sintoma de ressaca após uma noite intensa de consumo de bebidas alcoólicas? É o que promete um novo suplemento fabricado na Inglaterra, que já está a venda para o público geral. 

Avaliado em cerca de R$192,00, o Myrkl, ou pílula da ressaca como está sendo chamado, é um medicamento desenvolvido pela farmacêutica De Faire Medical em parceria com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, da Alemanha.

O nova invenção promete aliviar os incômodos dos efeitos deixados no corpo após o consumo exagerado de álcool, como dor de cabeça, cansaço ou tontura.  

Com uma premissa tão chamativa, os lotes iniciais da pílula da ressaca esgotaram no primeiro dia de vendas. O plano da empresa era de que o estoque durasse cerca de seis meses, mas em 24 horas já não havia mais produto disponível no site.

Até o momento, aqueles que ainda desejam adquirir o Myrkl devem esperar a nova reposição no site, já que a venda ainda não acontece em estabelecimentos físicos.

.

De acordo com o diretor executivo da empresa,  Håkan Magnusson, os funcionários envolvidos na produção estão “trabalhando o mais rápido possível para garantir que as pessoas possam voltar a fazer pedidos no site”.

Existem opções de entrega delivery para o Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França, Noruega, Itália, Suécia, Dinamarca, Áustria, Finlândia e Suíça.

Entenda como a pílula funciona 

Em entrevista para a Rádio Jornal, o professor de endocrinologia Francisco Bandeira explicou que o Myrkl é um fitoterápico composto de bactérias, se caracterizando como um probiótico que tem duas bactérias (Bacillus Coagulans e Bacillus Subtilis) com enzimas capazes de metabolizar o álcool.

Normalmente, o processo de metabolização do álcool acontece no fígado, em acetaldeído, responsável por produzir o composto ácido acético no corpo. Acredita-se que esse processo cause os sintomas da ressaca.

Os componentes do Myrkl começam a metabolizar o álcool já no intestino, impedindo que ele seja totalmente absorvido pelo fígado.

.

Para isso, é preciso ingerir a pílula cerca de duas horas antes de começar a beber

Para o professor, a invenção pode beneficiar os chamados bebedores moderados. "O consumo de álcool é um problema de saúde pública. A cirrose alcoólica hoje ainda lidera as causas de doenças crônicas de fígado. Então, isso minimiza os efeitos daqueles bebedores moderados", explicou.

Para isso, é preciso tomar a pílula cerca de duas horas antes de começar a beber. "Se você tomar uma dose de whisky você vai tomar 15g de etanol e ai você só vai absorver 7,5g", relatou Bandeira.

Confira abaixo a entrevista completa com Francisco Bandeira no Passando a Limpo com Geraldo Freire. 

Entrevista começa a partir dos 14 minutos

Comentários