PESQUISA ELEITORAL: Lula ou Bolsonaro? Em Pernambuco, quem está na frente nas intenções de voto

Lula ou Bolsonaro? Veja quem está na frente de acordo com pesquisa em Pernambuco
Augusto Tenório
Flávio Oliveira
JAMILDO MELO
Publicado em 09/07/2022 às 8:27
Lula e Bolsonaro Foto: TOMAS CUESTA/AFP E ISAC NÓBREGA/PR


Neste sábado (9), a nova pesquisa eleitoral do Instituto Paraná Pesquisas em Pernambuco foi divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo, do JC.

A nova versão, do mês de julho, aponta as intenções de voto para a Presidência da República no estado e a preferência do eleitorado entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Abaixo, veja o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto Paraná divulgada este mês.

Pesquisa eleitoral Presidente da República 2022

Segundo o levantamento, Lula tem 53,5% de intenção de voto no levantamento estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. Já Bolsonaro tem 27,5%, ficando 26 pontos percentuais atrás do líder.

No Estado, a chamada 'terceira via' enfrenta uma situação ainda mais árida. Ciro Gomes (PDT) pontua 5,2% e André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU), Luciano Bivar (UB), Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Ávila (Novo) somam, juntos, 2,8%.

Veja o ranking de intenções de voto para Presidente da República em Pernambuco:

  • Lula (PT): 53,5%
  • Jair Bolsonaro (PL): 27,5%
  • Ciro Gomes (PDT): 5,2%
  • André Janones (Avante): 0,8%
  • Pablo Marçal (PROS): 0,7%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0,5%
  • Luciano Bivar (UB): 0,3%
  • Simone Tebet (MDB): 0,3%
  • Felipe D'Avila (Novo): 0,2%

José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram na pesquisa eleitoral. A intenção de voto para o Governo de Pernambuco será divulgada nesta segunda-feira (11), também em primeira mão.

Crescimento de Bolsonaro em Pernambuco

Apesar da larga vantagem de Lula no estado, a situação de Bolsonaro apresenta uma leve melhora. No Paraná Pesquisas de março, o presidente marcava 23,4% de intenção de voto. Isso indica que houve um crescimento de 4,1 pontos percentuais em dois meses. 

Lula, por sua vez, vem oscilando, mas mantém percentuais próximos ao longo dos meses. Apresentou 54,2% em março, 54,3% em maio e, agora, ficou com 53,5%. Ciro Gomes manteve a mesma pontuação da última pesquisa do instituto.

Pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas em Pernambuco

A pesquisa eleitoral foi realizada entre os dias 04 a 08 de julho de 2022 e entrevistou 1510 eleitores, pessoalmente, em 59 municípios de Pernambuco. 

Tal amostra representativa do Estado de Pernambuco atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory