Rainha Elizabeth II

Revelado como foram as últimas horas de vida da Rainha Elizabeth 2ª; veja o que monarca fez e falou antes de morrer

Nos últimos momentos de vida, rainha Elizabeth 2ª falou sobre o Brasil

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 12/09/2022 às 9:10 | Atualizado em 19/09/2022 às 7:12
Notícia
REPRODUÇÃO/TWITTER
Rainha Elizabeth II com seu cachorro - FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A Rainha Elizabeth II teve uma morte discreta em seu castelo favorito, em Balmoral, na Escócia, onde costumava passar os verões. O que pouca gente sabe é que, antes de morrer, a monarca encontrou tempo para lembrar do Brasil.

Confira como foram os últimos momentos de vida da monarca, que reinou na Grã-Bretanha durante sete décadas. 

48 horas antes da morte da Rainha Elizabeth II

Foi com um sorriso no rosto que Elizabeth 2ª se despediu dos súditos em sua última aparição pública. Na terça-feira (6), a rainha foi fotografada recebendo a nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, em Balmoral, cerca de 48 horas antes de morrer. 

O encontro foi protocolar. Assim como manda a tradição, Liz precisou das bênçãos da rainha para formar um novo governo em seu nome. Naquele instante, Elizabeth pronunciou uma de suas últimas frases, convidando Truss a ocupar o cargo deixado por Boris Johnson. 

>>> Conheça o castelo onde a rainha morreu, clicando aqui.

A reunião, no entanto, já demonstrava que Elizabeth II não estava bem. Foi a primeira vez na história do reinado de Elizabeth que o primeiro encontro dela com um novo primeiro-ministro não aconteceu em Londres. Isso, justamente, por causa da saúde da rainha que não se sentia bem para viajar ate a capital inglesa, obrigando Liz Truss a fazer o caminho inverso e voar até Balmoral. 

Nas fotografias divulgadas, ainda que sorridente e em pé com ajuda de uma bengala, Elizabeth II aparecia abatida. E, na mão - beijada por milhares de pessoas ao longo dos últimos 70 anos -, um machucado roxo preocupou os britânicos, levantando suspeitas sobre o quadro de saúde da idosa. 

REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
Rainha Elizabeth II com nova primeira-ministra Liz Truss, nova líder comenta estado de saúde da monarca - REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

Oficialmente, o Palácio de Buckingham jamais informou o motivo da lesão na mão da rainha, embora a imagem tenha dado motivos para inúmeros rumores. 

7 de Setembro, 24 horas antes da morte

Na quarta-feira, dia 7 de Setembro, Elizabeth II enviou uma mensagem ao Brasil, em celebração pelo bicentenário da independência da nossa República.

"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", escreveu Elizabeth em mensagem enviada ao atual presidente, Jair Bolsonaro.

.

8 de Setembro, dia da morte da Rainha

Na quinta-feira, 8 de setembro, chamou atenção de todo o mundo o comunicado da Coroa Britânica de que os médicos estavam preocupados com a saúde de Elizabeth II. 

Naquela manhã, profissionais de saúde da realeza mantiveram a rainha sob supervisão médica. Enquanto isso, parentes da monarca viajaram da Inglaterra até a Escócia para se despedir da rainha. 

LEON NEAL / POOL / AFP
Camilla, Charles e Elizabeth II - LEON NEAL / POOL / AFP

O palácio não explicou o que a rainha tinha, mas, naturalmente, é crível imaginar que, aquela altura, Elizabeth II estava em seus aposentos, abatida, rodeada por entes queridos.

O novo rei, Charles III, e a princesa Anne, outra filha da rainha, estiveram com a monarca nos últimos minutos de vida dela. Segundo a imprensa internacional, o comunicado da morte saiu antes da chegada do neto Harry, filho de Charles com a princesa Diana. 

O anúncio da morte saiu no início da noite britânica (tarde de quinta-feira no Brasil), quando o palácio disse que a rainha morreu "pacificamente". 

Comentários